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Tipo: TCC
Título : Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do módulo de resiliência de misturas asfálticas
Autor : Ponte, Raul Serafim
Tutor: Castelo Branco, Verônica Teixeira Franco
Palabras clave : Pavimento;Mistura asfáltica – Rigidez.;Construção civil – Normas;Pavements;Asphal mixtures;Resilient modulus;Standards;Pavement Analysis
Fecha de publicación : 2013
Citación : R. S. PONTE (2013)
Resumen en portugués brasileño: O Módulo de Resiliência (MR) é um dos principais parâmetros utilizados para o dimensionamento empírico-mecanístico de pavimentos asfálticos no Brasil, mesmo que não seja reconhecidamente o mais adequado para a caracterização de rigidez de misturas asfálticas, que são materiais viscoelásticos. Foi publicada recentemente no Brasil uma nova norma para a obtenção desse parâmetro, a NBR 16018 (2011) da ABNT, baseada nas principais normativas internacionais para o ensaio, como as normas ASTM D4123 (1995) e AASHTO TP-31 (1996). O texto da nova norma é bem mais detalhado do que o da norma em vigor no Brasil até então, DNIT ME 135 (2010), havendo também divergências nas recomendações para o ensaio entre essas normas. Foram realizados ensaios para obtenção do MR em laboratório utilizando diferentes metodologias, entre elas as normativas brasileiras. Foram avaliados três misturas do tipo Concreto Asfáltico (CA) com diferentes materiais e curvas granulométricas. Observou-se que houve pouca variação na média dos resultados obtidos, entretanto, foi possível avaliar uma maior sensibilidade dos resultados com relação ao parâmetro temperatura. O impacto da diferença obtida nos resultados dos ensaios realizados com diferentes metodologias foi avaliado através da análise de tensões e de deformações de uma dada estrutura com o auxílio do software CAP3D. A partir desta análise, pode-se observar que, para a estrutura avaliada, com revestimento do tipo CA, houve pouca influência da metodologia utilizada para a obtenção do MR nos resultados obtidos de tensões e de deformações, que estão relacionadas ao desempenho do pavimento em relação à fadiga e à deformação permanente, apresentando normalmente variação da ordem de 1% nos resultados encontrados. Concluiu-se que a variação dos resultados obtidos a partir da utilização de cada metodologia de ensaio não é significativa. Porém, o uso da norma NBR 16018 (2011) da ABNT gerou resultados menos sensíveis às variáveis das misturas avaliadas nesse trabalho, o que contribui para a redução da variabilidade dos resultados obtidos em decorrência da maior especificidade dos procedimentos de ensaio e do processamento dos dados.
Abstract: The Resilient Modulus (MR) is one of the main parameters used for the mechanisticempirical design of flexible pavements in Brazil, even though it is acknowledged that is not the most suitable way for the characterization of stiffness of asphalt mixtures, wich are viscoelastic materials. It was recently published on Brazil a new standard for determining this paramater, the ABNT NBR 16018 (2011), based on the main international standards, such as ASTM D4123 (1995) and AASHTO TP-31 (1996). The new standard is more accurate than the one used on Brazil until then, DNIT ME 135 (2010), Many divergences on the recomendations for the test procedures on both standards were found. Tests for obtaining MR were perfomed in laboratory using different methodologies, including the Brazilian normatives. Three different Asphalt Concrete (AC) mixtures were evaluated, with different materials and size distribution curves. It was observed that there was little variation in the average of the results obtained. However, it was observed a greater sensitivity of the results regarding the temperature parameter. The impact of the difference in the results obtained from tests performed with different methods was assessed by stress and strain analisys of a given structure using the software CAP3D. From this analysis, it was observed that for the structure evaluated, there was little influence of the methodology used for the MR test on the stresses and strains obtained on the analysis, associated with pavement performance related to fatigue and permanent deformation. The average variation of the results found in the analysis was 1%. It was concluded that the variation of the results obtained from the use of each test methodology is not significative. However, the use of NBR 16018 (2011) ABNT generated results less mixture dependant, which contributes to reduce the variability of results, due to the greater specificity on the recomendations for the test procedures and the data processing.
Descripción : PONTE, Raul Serafim. Avaliação de diferentes metodologias para obtenção do módulo de resiliência de misturas asfálticas. 2013. 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36464
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA CIVIL - Monografias

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