Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Ana Carolina Maria Araújo Chagas Costa-
dc.contributor.authorBezerra, Karine de Castro-
dc.contributor.authorSousa, Deise Maria do Nascimento-
dc.contributor.authorVasconcelos, Camila Teixeira Moreira-
dc.contributor.authorCoutinho, Janaína Fonseca Victor-
dc.contributor.authorOriá, Mônica Oliveira Batista-
dc.date.accessioned2018-10-11T17:05:05Z-
dc.date.available2018-10-11T17:05:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, A. C. M. A. C. C. et al. Tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV. Rev. Bras. Enferm., Brasília , v. 71, supl. 4, p. 1862-71, 2018.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 0034-7167-
dc.identifier.issnOn-line 1984-0446-
dc.identifier.urihttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-7167&lng=pt&nrm=iso-
dc.identifier.urihttp://diadorim.ibict.br/handle/1/261-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36462-
dc.description.abstractObjective: to assess available evidence on educational technologies and practices for prevention of vertical HIV transmission. Method : LILACS, PubMed, Scopus, BDENF, between April and May 2016, with the descriptors: “Vertical Transmission of Infectious Disease”, “HIV”, “Health Education” and “Technology”. Results: there are 16 articles published between 2000 and 2014, mostly Brazilian and African, Cross-sectional and with low level of evidence. The studies covered the use of hard technologies, through video, radio and telephone, and soft, emphasizing, in particular, counseling. Conclusion: the studies recognize the importance of educational activities as a tool for health promotion in the context of vertical HIV transmission, despite reporting the need for constant training of professionals and urgency in the renewal of educational concepts and practices. Therefore, it is recommended to expand and consolidate health counseling and emphasize the role of nurses as an important actor in this setting.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectTransmissão Vertical de Doença Infecciosapt_BR
dc.subjectHIVpt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.titleTecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIVpt_BR
dc.title.alternativeTecnologías y prácticas educativas para la prevención de la transmisión vertical del SIDApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: avaliar as evidências disponíveis sobre as tecnologias e práticas educativas para prevenção da transmissão vertical do HIV. Método : revisão integrativa, nas bases LILACS, PubMed, Scopus, BDENF, entre abril e maio de 2016, com os descritores: “ Infectious Disease Transmission, Vertical ”, “HIV”, “ Health Education ” e “ Technology ”. Resultados: encontram-se 16 artigos publicados entre 2000 e 2014, a maioria brasileiro e africano, transversal e com baixo nível de evidência. Os estudos abordaram a utilização de tecnologias duras, por meio de vídeo, rádio e uso de telefone, e leves, enfatizando, sobretudo o aconselhamento. Conclusão: Os estudos reconhecem a importância das atividades educativas como ferramenta para promoção da saúde no contexto da transmissão vertical do HIV, apesar de relatar a necessidade de capacitação constante dos profi ssionais e urgência na renovação dos conceitos e práticas educativas. Destarte, recomenda-se a ampliação e consolidação do aconselhamento em saúde e destaca-se o papel do enfermeiro como importante ator desse cenário.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: evaluar las evidencias disponibles sobre las tecnologías y prácticas educativas para prevenir la transmisión vertical del SIDA. Método : la revisión integrativa, en las bases LILACS, PubMed, Scopus, BDENF, entre abril y mayo de 2016, con los descriptores: “ Vertical Transmission of Infectious Disease ”, “ HIV ”, “ Health Education ” e “ Technology ”. Resultados: se encuentran 16 artículos publicados entre 2000 y 2014, la mayoría brasileña y africana, transversal y con bajo nivel de evidencia. Los estudios abordaron la utilización de tecnologías duras, por medio de vídeo, radio y uso de teléfono, y ligeras, enfatizando, sobre todo el asesoramiento. Conclusión: los estudios reconocen la importancia de las actividades educativas como herramienta para promover la salud en el contexto de la transmisión vertical del SIDA, a pesar de relatar la necesidad de capacitación constante de los profesionales y urgencia en la renovación de los conceptos y prácticas educativas. De este modo, se recomienda la ampliación y consolidación del asesoramiento en salud y se destaca el papel del enfermero como importante actor de ese escenario.pt_BR
dc.title.enEducational technologies and practices for prevention of vertical HIV transmissionpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_acmacclima.pdf523,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.