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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Eficácia de manual educativo para acompanhantes de parto: estudo piloto de ensaio clínico randomizado
Autor(es): Teles, Liana Mara Rocha
Américo, Camila Félix
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira
Brüggemann, Odaléa Maria
Damasceno, Ana Kelve de Castro
Palavras-chave: Apoio Social;Parto;Ensaio Clínico;Educação em Saúde
Data do documento: Mai-2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Latino-Americana de Enfermagem
Citação: TELES, L. M. R. et al. Eficácia de manual educativo para acompanhantes de parto: estudo piloto de ensaio clínico randomizado. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 26, p. 1-10, may. 2018.
Resumo: Objetivo: avaliar a eficácia de um manual educativo na instrumentalização do acompanhante para prestar apoio à parturiente e verificar a sua influência na satisfação do acompanhante e da mulher com o processo de parto vaginal. Método: piloto de ensaio clínico controlado randomizado com 65 acompanhantes e puérperas (intervenção=21 e controle=44). O conhecimento prévio dos acompanhantes foi avaliado em linha de base. Utilizou-se o Formulário de Avaliação do Acompanhante em Sala de Parto para mensurar as ações prestadas e a satisfação com a experiência e o Questionário de Experiência e Satisfação com o Parto para avaliar a satisfação da puérpera com este. Foram utilizados os testes t de Student ou Wilcoxon, Qui-quadrado ou exato de Fisher, razões de risco e intervalos de confiança a 95%. Resultados: acompanhantes do grupo intervenção realizaram maior número de ações de apoio (7,2 vs 4,6; p:0,001) e tiveram escores mais altos de satisfação com o parto (72,4 vs 64,2; p:0,00). Puérperas do grupo intervenção tiveram maior satisfação com o parto (119,6 vs 107,9; p:0,000). Conclusão: o manual foi eficaz na instrumentalização do acompanhante, contribuiu para ações de apoio à parturiente e repercutiu na satisfação do acompanhante e da mulher com o processo de parto. RBR-776d9s
Abstract: Objective: to evaluate the effectiveness of an educational manual in the instrumentalization of companions to provide support to the parturients and check its influence on the satisfaction of companions and women during vaginal delivery. Method: pilot study of a randomized controlled clinical trial with 65 companions and puerperal women (intervention = 21 and control = 44). The previous knowledge of the companions was evaluated at baseline. The Evaluation Form for Companions in the Delivery Room was used to measure the actions provided and the satisfaction with the experience, and the Questionnaire for Evaluation of the Experience and Satisfaction of Puerperal Women with Labor and Delivery was used to evaluate the satisfaction of women with childbirth. The Student’s t-test or Wilcoxon, chi-square or Fisher’s exact test, risk ratios and 95% confidence intervals were used. Results: the companions in the intervention group performed a greater number of support actions (7.2 vs 4.6, p: 0.001) and had higher satisfaction scores (72.4 vs 64.2; p = 0.00). Puerperal women in the intervention group had higher satisfaction with childbirth (119.6 vs 107.9; p: 0.000). Conclusion: the manual was effective for the instrumentalization of companions, contributed to support actions to the parturients and had repercussions on the satisfaction of companions and women with the birthing process. RBR-776d9s
URI: http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_0104-1169/nrm_iso
http://diadorim.ibict.br/handle/1/137
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36461
ISSN: 0104-1169
1518-8345 (Eletrônico)
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