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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36418
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os saberes pedagógicos de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri /URCA – um estudo sobre a racionalidade pedagógica nas narrativas docentes |
Autor(es): | Magalhães, Maria de Lourdes Tavares |
Orientador: | Porto, Bernadete de Souza |
Palavras-chave: | Saberes pedagógicos;Racionalidade pedagógica;Professores;Ensino Superior |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | MAGALHÃES, Maria de Lourdes Tavares. Os saberes pedagógicos de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri /URCA – um estudo sobre a racionalidade pedagógica nas narrativas docentes - UFC. 2018. 218f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | Esta pesquisa reporta-se à constituição dos saberes pedagógicos de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA. Tem como principal aporte teórico os estudos de Pimenta (2009; 2011; 2012), Tardif (2014), Veiga (2004; 2010; 2012; 2014), bem como, o estudo sobre a racionalidade pedagógica desenvolvido por Therrien (2006; 2008; 2011; 2012). Busca problematizar o discurso corrente de que o domínio dos conteúdos de ensino seria suficiente para o exercício da docência no Ensino Superior. Elegeu-se como objetivo geral: analisar a constituição dos saberes pedagógicos de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA, segundo as narrativas docentes. Já como objetivos específicos temos: 1) investigar qual a concepção de saber pedagógico expressa nas narrativas de professores do Curso de Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA; 2) descrever como a formação inicial pode contribuir para a produção dos saberes pedagógicos que subsidiam o exercício do magistério no Ensino Superior, ainda que esta tenha como finalidade habilitar o professor para exercício do magistério na Educação Básica e 3) caracterizar a relação entre a docência no Ensino Superior e a produção dos saberes pedagógicos. O presente estudo fundamenta-se na pesquisa qualitativa e tem como instrumentos de coleta de dados o questionário, para caracterização dos sujeitos, e a entrevista narrativa, conforme as proposições indicadas por Jovchelovitch e Bauer (2012). Os dados provenientes das entrevistas foram apreciados segundo a técnica de Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). Os achados da pesquisa foram agrupados de acordo com os objetivos. Como tessituras finais, indica-se que: a constituição dos saberes pedagógicos dos professores entrevistados, ocorre por meio das experiências vivenciadas no decorrer do magistério; a concepção de saber pedagógico dos professores está relacionada ao saber ensinar, o que o caracteriza um saber específico da docência; a formação inicial é um espaço de compreensão do processo de ensino, contribuindo para a produção dos saberes pedagógicos que subsidiam a prática dos professores entrevistados e, por fim, indica-se que a relação entre a docência no Ensino Superior e a produção dos saberes pedagógicos ocorre por intermédio do estudo e da realização de pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem. |
Abstract: | This research is about the constitution of the pedagogical knowledge of teachers of the Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri - URCA. Its main theoretical contribution is the studies of Pimenta (2009, 2011, 2012), Tardif (2014), Veiga (2004, 2010, 2012, 2014), as well as the study on pedagogical rationality developed by Therrien (2006; 2011; 2012). It seeks to problematize the current discourse that the mastery of the contents of teaching would be sufficient for the exercise of teaching in Higher Education. It was chosen as the general objective: to analyze the constitution of the pedagogical knowledge of teachers of the Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri - URCA, according to the teaching narratives. As specific objectives we have: 1) to investigate the conception of pedagogical knowledge expressed in the narratives of teachers of the Pedagogy Course of the Universidade Regional do Cariri - URCA; 2) to describe how the initial shaping of knowledge can contribute to the production of pedagogical knowledge which subsidizes the exercise of teaching in Higher Education, even though this one has the purpose to enable the teacher to exercise the teaching in Basic Education and 3) to characterize the relationship between teaching in Higher Education and the production of pedagogical knowledge. The present study is based on qualitative research and has as instruments of data collection the questionnaire, for characterization of the subjects, and the narrative interview, according to the propositions indicated by Jovchelovitch and Bauer (2012). The data from the interviews were evaluated according to the Content Analysis technique developed by Bardin (2011). The research findings were grouped according to the objectives. As final considerations, it is indicated that: the formation of the pedagogical knowledge of the teachers interviewed occurs through the experiences they met during the teaching period; the conception of pedagogical knowledge of the teachers is related to the teaching ability, which characterizes a specific knowledge of teaching; the initial shaping of knowledge is a space of understanding of the teaching process, contributing to the production of the pedagogical knowledge that subsidizes the practice of the teachers interviewed, and finally, it is indicated that the relation between teaching in Higher Education and the production of pedagogical knowledge occurs through study and research on teaching and learning. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36418 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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