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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Ricardo Figueiredo-
dc.contributor.authorFracalossi, Igor de Moraes-
dc.date.accessioned2018-10-08T15:34:35Z-
dc.date.available2018-10-08T15:34:35Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFRACALOSSI, I. de M. O princípio da intervenção contextual e o caso do antigo Iracema Plaza Hotel. 2009. 139 p. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36349-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIntervenção contextualpt_BR
dc.subjectIracema Plaza Hotelpt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectPatrimôniopt_BR
dc.subjectRestauropt_BR
dc.titleO princípio da intervenção contextual e o caso do antigo Iracema Plaza Hotelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Princípio da Intervenção Contextual não busca ser a solução correta, justa e ideal para as intervenções em bens de valor histórico e artístico. No entanto, o rumo que a cidade de Fortaleza vem trilhando, torna imprescindível um modo ríspido, impactante e, de certa maneira, utópico de fazer arquitetura. Tem como objetivo primordial demonstrar que a apreensão de um objeto muda com a mudança do seu referencial, ou seja, que a apreensão de um edifício muda a partir de uma mudança em seus diversos contextos, ou ainda, que o velho pode ser transfigurado no novo; o antigo, no recente; o ultrapassado, na novidade e, sobretudo, que o feio pode transfigurar-se no belo. Assim, o antigo Iracema Plaza Hotel torna-se exemplo perfeito para a aplicação deste princípio, que se utilizou de analogias com elementos comuns do cotidiano, como forma clara e simples de demonstrar seus preceitos. Além disso, aliou, numa perspectiva nova, dois aspectos intrinsecamente divergentes: a pátina do tempo e a necessidade do novo. O resultado é uma desconcertante sobreposição de épocas, que se transfiguram entre si. O tempo, assim, se esvai. As intervenções são claras e o passado é marcante. Mas o caráter da intervenção faz que um modifique o outro, criando um estado extratemporal. E sem fazer parte nem do presente, nem do passado e muito menos do futuro, o belo reaparece na sua integridade única e particular.pt_BR
Aparece nas coleções:ARQUITETURA E URBANISMO - Memorial

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