Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitoza, Alonso Atila Pires-
dc.contributor.authorCavalcante, Sueli Maria de Araújo-
dc.date.accessioned2018-10-08T11:31:40Z-
dc.date.available2018-10-08T11:31:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFeitoza, A. A. P.; Cavalcante, S. M. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36345-
dc.descriptionFEITOZA, Alonso Atila Pires; CAVALCANTE, Sueli Maria de Araújo. Análise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivo. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1209-1231.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to identify the teaching of the sectional anatomy in the discourse of the students of the Superior Course of Technological (CST) in radiology and professionals of the area, regarding the acquisition of skills and knowledge that may influence the employability Of future professionals. The method used is a qualitative-quantitative study in a Private Higher Education Institution (HEI) of Fortaleza in the state of Ceará, which used a questionnaire applied to students of the Superior Course of Technology in Ra-diology, later analyzed from the Methodology of the Discourse of the Collective Subject. Through the data were constructed discourses grouped according to the central ideas. The results highlight the need for an intervention in the methodology of teaching and updating the curricular structure of the courses for a vicinality with the labor market. The findings corroborate with the literature regarding contribution and positive results, besides the importance of the teaching of Sectional Anatomy for a better understanding of highly complex methods such as CT and Magnetic Resonance (MRI). It is concluded that among the themes analyzed, the need for a transformation in the capacity of the teachers to this theme as key actors in the stimulation and motivation of the students, with innovative teaching methods and methodologies is emphasized.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectCurso superior de tecnologia em radiologiapt_BR
dc.subjectAnatomia seccionalpt_BR
dc.subjectDiscurso do sujeito coletivopt_BR
dc.subjectSuperior course of technology in radiologypt_BR
dc.subjectSectional anatomypt_BR
dc.subjectDiscourse of the collective subjectpt_BR
dc.titleAnálise do ensino da anatomia seccional no Curso Superior de Tecnologia em Radiologia à luz do discurso do sujeito coletivopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa tem por objetivo identificar no discurso dos alunos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em radiologia e profissionais da área, a compreensão do ensino da anatomia seccional, no que diz respeito à aquisição de habilidades e saberes que possam influenciar na empregabilidade dos futuros profissionais. O método utilizado trata-se de um estudo quali-quantitativo em Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Fortaleza, no estado do Ceará, que utilizou questionário aplicado aos discentes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia, posteriormente analisado a partir da metodologia do discurso do sujeito coletivo. Através dos dados foram construídos discursos agrupados segundo as ideias centrais. Dos resultados destacam-se a necessidade de uma intervenção na metodologia de ensino e atualização de estrutura curricular dos cursos para uma vicinalidade com o mercado de trabalho. Os achados corroboram com a literatura no que se refere a contribuição e resultados positivos além da importância do ensino da Anatomia seccional para a maior compreensão de métodos de alta complexibilidade como Tomografia Computadorizada (TC) e Ressonância Magnética (RM). Conclui-se que entre os temas analisados, ressaltam-se a necessidade de uma transformação na capacidade dos docentes para com este tema como atores fundamentais na estimulação e motivação dos estudantes, com métodos e metodologias de ensino inovadoras.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_aapfeitozasmacavalcante.pdf272,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.