Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Marcos Antônio Martins-
dc.contributor.authorSilva, Denize de Melo-
dc.contributor.authorTahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira-
dc.contributor.authorSantos, Vanessa Saraiva-
dc.date.accessioned2018-10-05T11:15:29Z-
dc.date.available2018-10-05T11:15:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLima, M. A. M.; Silva, D. M.; Tahim, A. P. V. O.; Santos, V. S. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36312-
dc.descriptionLIMA, Marcos Antonio Martins; SILVA, Denize de Melo; TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira; SANTOS, Vanessa Saraiva. As metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superior. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1116-1134.pt_BR
dc.description.abstractThis study approaches the active methodology in superior education, seeking the understanding of the teaching and learning process of both the student and the teacher. In this sense, it starts from the premise: what is the knowledge about the active teaching methodology used by higher education institutions? This research goal is to think this methodology in superior education, analyzing itsconcepts and verifying its scope at this school level. The research is of bibliographical character, with descriptive and qualitative natures. In the theoretical framework, there are considerations about the teaching and learning process, student knowledge, active methodology and superior education, necessary points for the topic addressed. The respective study has the purpose of showing a new form of teaching and learning, corroborating for the expansion of the concepts of active methodologies and their adoption in superior courses.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMetodologías ativaspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectSuperior educationpt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.titleAs metodologias ativas: avaliação acerca da sua adoção no ensino superiorpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo aborda a metodologia ativa no ensino superior, buscando avaliar o processo de ensino e aprendizagem do aluno e do professor. Dessa forma, parte da premissa: qual o conhecimento sobre a metodologia ativa de ensino utilizada pelas instituições de ensino superior? O objetivo da pesquisa é avaliar a adoção dessa metodologia no ensino superior, analisando os seus conceitos e verificando a sua abrangência nesse nível escolar. A pesquisa é de caráter bibliográfico, de natureza descritiva e qualitativa. No arcabouço teórico, encontramse considerações sobre o processo de ensino e aprendizagem, o conhecimento do discente, metodologia ativa e ensino superior, pontos necessários para o tema abordado. O respectivo estudo tem a finalidade de mostrar uma nova forma de ensino e aprendizagem, corroborando para a ampliação dos conceitos de metodologia ativa e sua adoção no ensino superior.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mamlimadmsilvaapvotahimvssantos.pdf243,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.