Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291
Tipo: TCC
Título: Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem
Autor(es): Freitas, Katlyne Ketly de Sousa
Orientador: Ferracioli, Marcela de Castro
Palavras-chave: Feedback de vídeo;Aprendizagem motora;Ginástica rítmica
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Katlyne Ketly de Sousa. Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é comumente alcançado em idade muito jovem. No processo de aprendizagem motora, a motivação, a prática e o tipo de feedback são essenciais para a mudança de comportamento. Especificamente, o feedback de vídeo tem sido considerado importante para aprendizagem de habilidades motoras complexas. No entanto, pouco se sabe se o efeito deste tipo de feedback é positivo para aprendizes em diferentes estágios de aprendizagem motora. Dezesseis meninas de 9 a 13 anos de idade, participaram do estudo compondo os Grupos Inicial (n=10, praticantes de GR há no máximo um ano) Final (n=6, praticantes de GR há no mínimo dois anos). O estudo compreendeu quatro fases experimentais: Pré-Teste, Aquisição, Pós-Teste e Retenção. Na fase de Aquisição as participantes de ambos os grupos realizaram 10 sessões de prática, uma sessão por dia, com doze tentativas de prática da habilidade Lançamento do Arco e receberam feedback do seu desempenho em vídeo a cada três tentativas. Nas fases Pré (antes da Aquisição), Pós e Retenção as participantes realizaram apenas três tentativas da habilidade, sendo seu desempenho registrado em vídeo na terceira tentativa, mas não recebiam feedback sobre o mesmo. Duas profissionais de GR avaliaram o desempenho das participantes de ambos os grupos, atribuindo notas aos mesmos nas diferentes fases experimentais. Foi usado o Teste de Correlação de Pearson para analisar a consistência das avaliações entre as profissionais de GR. Posteriormente, Análise de Variância (ANOVA) foi empregada para comparar a performance dos Grupos (Inicial e Final) e as Fases Experimentais (Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Retenção). Os resultados mostraram que a performance das participantes do Grupo Final (3,9 ± 0,44) foi superior a performance das participantes do Grupo Inicial (2,73 ± 0,54). O desempenho das participantes no Pré-Teste (2,5 ± 1,15) foi inferior ao desempenho das mesmas na Aquisição (3,5 ± 0,78) e na Retenção (3,6 ± 0,94). Além disso, os resultados mostraram que as participantes do Grupo Inicial apresentaram desempenho superior na Retenção em comparação ao seu desempenho no Pré-Teste, caracterizando o sucesso no processo de aprendizagem. Pode-se concluir que o feedback de vídeo no processo de aprendizagem motora, principalmente para indivíduos no estágio inicial de aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_kksfreitas.pdf235,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.