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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerracioli, Marcela de Castro-
dc.contributor.authorFreitas, Katlyne Ketly de Sousa-
dc.date.accessioned2018-10-04T18:52:18Z-
dc.date.available2018-10-04T18:52:18Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFREITAS, Katlyne Ketly de Sousa. Efeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagem. 2017. 28 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36291-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFeedback de vídeopt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectGinástica rítmicapt_BR
dc.titleEfeito do feedback de vídeo na aprendizagem da habilidade “lançamento do arco” em praticantes de ginástica rítmica em diferentes estágios de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade esportiva de alta dificuldade técnica, em que o alto nível de desempenho é comumente alcançado em idade muito jovem. No processo de aprendizagem motora, a motivação, a prática e o tipo de feedback são essenciais para a mudança de comportamento. Especificamente, o feedback de vídeo tem sido considerado importante para aprendizagem de habilidades motoras complexas. No entanto, pouco se sabe se o efeito deste tipo de feedback é positivo para aprendizes em diferentes estágios de aprendizagem motora. Dezesseis meninas de 9 a 13 anos de idade, participaram do estudo compondo os Grupos Inicial (n=10, praticantes de GR há no máximo um ano) Final (n=6, praticantes de GR há no mínimo dois anos). O estudo compreendeu quatro fases experimentais: Pré-Teste, Aquisição, Pós-Teste e Retenção. Na fase de Aquisição as participantes de ambos os grupos realizaram 10 sessões de prática, uma sessão por dia, com doze tentativas de prática da habilidade Lançamento do Arco e receberam feedback do seu desempenho em vídeo a cada três tentativas. Nas fases Pré (antes da Aquisição), Pós e Retenção as participantes realizaram apenas três tentativas da habilidade, sendo seu desempenho registrado em vídeo na terceira tentativa, mas não recebiam feedback sobre o mesmo. Duas profissionais de GR avaliaram o desempenho das participantes de ambos os grupos, atribuindo notas aos mesmos nas diferentes fases experimentais. Foi usado o Teste de Correlação de Pearson para analisar a consistência das avaliações entre as profissionais de GR. Posteriormente, Análise de Variância (ANOVA) foi empregada para comparar a performance dos Grupos (Inicial e Final) e as Fases Experimentais (Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Retenção). Os resultados mostraram que a performance das participantes do Grupo Final (3,9 ± 0,44) foi superior a performance das participantes do Grupo Inicial (2,73 ± 0,54). O desempenho das participantes no Pré-Teste (2,5 ± 1,15) foi inferior ao desempenho das mesmas na Aquisição (3,5 ± 0,78) e na Retenção (3,6 ± 0,94). Além disso, os resultados mostraram que as participantes do Grupo Inicial apresentaram desempenho superior na Retenção em comparação ao seu desempenho no Pré-Teste, caracterizando o sucesso no processo de aprendizagem. Pode-se concluir que o feedback de vídeo no processo de aprendizagem motora, principalmente para indivíduos no estágio inicial de aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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