Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36249
Tipo: | TCC |
Título : | A contribuição das lutas na educação física escolar Para a diminuição do bullying: considerações iniciais |
Autor : | Sampaio, João Carlos Silva |
Tutor: | Silva, Luciana Maria Fernandes |
Palabras clave : | Educação física escolar;Bullying;Lutas |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | SAMPAIO, João Carlos Silva. A contribuição das lutas na educação física escolar Para a diminuição do bullying: considerações iniciais. 2017. 30 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | As lutas, método de combate, expressão corporal e parte dos conteúdos da educação física escolar, apresentam dentre suas características a possibilidade de influenciar na modificação atitudinal de seus praticantes. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo principal relacionar o ensino das lutas à diminuição da incidência de bullying na escola. É um trabalho de cunho qualitativo e como metodologia se utiliza dos procedimentos da revisão bibliográfica coletando dados nas plataformas digitais e físicas a serem lidos e interpretados. São explorados os temas da educação física escolar e como ela possibilita, por meio de suas bases, a transformação do aluno, bem como a origem, problemática e características do bullying, além das formas, como o conteúdo das lutas pode ser utilizado na modificação atitudinal. Como resultados é possível afirmar que as lutas podem contribuir de forma efetiva na mudança comportamental e, consequentemente, na redução do bullying, na escola, principalmente por meio dos jogos de oposição baseados na ludicidade, que foram criados e propostos nesse trabalho. |
Abstract: | The fights, combat method, corporal expression and part of the contents of the scholar physical education presents among its characteristics the possibility of influence in the attitudinal modification of its practitioners. In this sense, this work aims to relate the teaching of the fights to reduce the incidence of bullying at school. It’s a work that used the qualitative method and as methodology takes use of procedures of the bibliographic review collecting data in the digital and physical platforms to be read and interpreted. The themes of scholar physical education are explored and how it allows, through its foundations, the student's transformation, the origin, problematics and characteristics of bullying, and the ways in which the content of the fights can be used in the attitudinal modification. As a result, it is observed that the fights contents can effectively contribute in behavioral change and, consequently, reduction of bullying in school, mainly through opposition games based on ludicity, that were made and proposed in this work. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36249 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_jcssampaio.pdf | 576,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.