Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36243
Tipo: TCC
Título : Modelos de ensino-aprendizagem-treinamento de futsal masculino
Autor : Garcez, Francisco Ygor de Sousa
Tutor: Gonzalez, Ricardo Hugo
Palabras clave : Modelos de ensino;Futsal escolar;Ensino-aprendizagem;Pedagogia do Esporte
Fecha de publicación : 2017
Citación : GARCEZ, Francisco Ygor de Sousa. Modelos de ensino-aprendizagem-treinamento de futsal masculino. 2017. 58 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Modelos de ensino-aprendizagem-treinamento são estratégias elaboradas pelo professor pra alcançar seu objetivos didáticos com seus alunos. Especificamente no futsal, algumas vezes os modelos de ensino utilizados nas categorias de base e escolinhas são os mesmos do esporte de alto rendimento. Esta realidade ocasiona muitas vezes o abandono da modalidade por parte do jovem praticante quando chega na adolescência. O presente trabalho tem como finalidade analisar os modelos de ensino-aprendizagem-treinamento usados por professores em escolinhas de futsal na categoria sub-13 na cidade de Fortaleza - Ceará. A pesquisa que foi desenvolvida é do tipo transversal de corte misto. Os objetivos específicos do trabalho foram delineados: informações sobre o ambiente de treino, escolaridade do professor, tempo de atuação, perfil do professor, elaboração de planejamento, e experiências que influenciam na prática. A amostra foi constituída por 9 professores que atuam na cidade de Fortaleza – CE, escolhidos de maneira não aleatória segundo disponibilidade. O instrumento da pesquisa foi um diário de campo e um questionário semi estruturado. A análise das informações se deu por meio de análise de discurso, e apresentada através de dimensões com uma análise descritiva em porcentagem. Resultou-se que os modelos de ensino-aprendizagem-treinamento baseados no princípio global-funcional centradas em jogo condicionado, situacional e recreativo são as mais utilizadas por professores, totalizando 40,54% do volume total de aulas levantadas e analisadas. No quesito de contexto de prática de futsal, ou características do contexto, os professores classificaram o local de treino como bom e muito bom. Todos os professores possuem ou estão em processo de formação no curso de Educação Física. Os professores classificaram que as experiências trabalhando na área tem muita influência nas suas práticas. Todos os professores indicaram que elaboram planejamento, em sua maioria, semestralmente. Em relação ao tempo a maioria apresentou mais de três anos de experiências. Na dimensão professor-aluno, todos professores classificaram-se como de perfil flexível para com seus alunos. Em relação aos objetivos da instituição a maioria apresentou como uma forma de promover a prática de uma modalidade de forma regular, sistematizada e orientada. Foi encontrado que os modelos do princípio global-funcional e centrados em jogos condicionados, recreativos e situacionais tem mais prevalência entre os professores e que as características do contexto da prática são favoráveis ao ensino-aprendizagem-treinamento. O estudo apresenta limitações como calendário competitivo escolar e o número de intervenções, fatores que podem afetar os dados levantados.
Abstract: This study has as a gol to analyze the teaching-learning-training (T-L-T) models used by teachers in under 13 futsal schools at Fortaleza city – Ceará. Based on the assumption that the student is the central element of pedagogical interventions, it is important to elaborate researches of this theme, because they seek to know which contents are being shared to these students, what way this content is being shared and how they (students) are receiving this content. This research is characterized as qualitative, and the data was collected by a systematical observation of the interventions (lessons) and the application of the specifically questionnaire which contains the goals of this research within. The theoretical reference that supported the elaboration of this research was found within the sportive and educational literature, accessed by communication vehicles as scientific articles at internet, books available at the Universidade Federal do Ceará library and/or conceded by the professor advisor. It was concluded that the models of T-L-T based on the principle global-functional have more prevalence within the context of the futsal praxis by the students of school, and that strategies of situational teachings are more used by professors, totalizing 40,54% of the total quantity of raised and analyzed lessons. At the futsal praxis context, or context characteristics, the teachers have classified the place of training as good and very good; All the teachers have or they are in the process of formation at the course of Sport Science; The teachers have classified that these experiences working at the area have much influence on their praxis; All the teachers indicated that they have elaborated planning of lesson, mostly, semiannually; Concerning to the time, most of them have showed more than three years of experience; At the dimension teacher-student, all the teachers classified themselves as a flexible-profile to their students; Concerning to the goals of the institution, most of them have showed as a form of promoting the praxis of a modality on a regular, systematized and oriented way.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36243
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_fysgarcez.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.