Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMuniz, Rita de Fátima-
dc.contributor.authorLeite, Raimundo Hélio-
dc.contributor.authorMuniz, Sheila Maria-
dc.date.accessioned2018-10-04T11:02:54Z-
dc.date.available2018-10-04T11:02:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMuniz, R. F.; Leite, R. H.; Muniz, S. M. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232-
dc.descriptionMUNIZ, Rita de Fátima; LEITE, Raimundo Hélio; MUNIZ, Sheila Maria. A prática de avalição do enem nas escolas da CREDE 3 no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 965-980.pt_BR
dc.description.abstractIn the modern day, the Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (National High School Examination), idealized as one of the resources to evaluate the educational and academic performance of Brazilian students at the end of basic education, also represents a “gateway” to higher education. Faced with this scenario, the question is howeducators view this evaluation and if they believe in its contribution to student learning. Thus, we used the qualitative methodology through semi-structured interviews and questionnaires with superintendents, school directors, pedagogical coordinators and teachers of state schools of the 3rd Regional Coordination of Education Development, contemplating, therefore, the representativeness of different municipalities of Ceará. As a theoretical contribution, we counted on the current legislation and authors such as Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), among others. The result evidencies the credibility attributed to this examination and it reveals that schools adapt their curricula in favor of these assessments.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectEscolas estaduaispt_BR
dc.subjectMunicípios cearensespt_BR
dc.subjectNational High School Examinationpt_BR
dc.subjectStates schoolspt_BR
dc.subjectMunicipalities of Cearápt_BR
dc.titleA prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Cearápt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos dias hodiernos, o Exame Nacional do Ensino Médio, idealizado como um dos recursos para avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos alunos brasileiros ao término da educação básica, vem sendo utilizado também como “porta de acesso” ao ensino superior. Diante desse cenário, resta saber como os educadores encaram essa avaliação e ainda se acreditam na contribuição dela para a aprendizagem dos discentes. Assim, utilizou-se a metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e questionários com superintendentes, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, contemplando, então, a representatividade de diferentes municípios cearenses. Como aporte teórico, contou-se com a legislação vigente e autores como Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), entre outros. Como resultado, evidenciou-se a credibilidade atribuída a esse exame, constatando-se que as escolas adaptam seus currículos em prol dessas avaliações.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rfmunizrhleitesmmuniz.pdf212,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.