Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Rita de Fátima | - |
dc.contributor.author | Leite, Raimundo Hélio | - |
dc.contributor.author | Muniz, Sheila Maria | - |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T11:02:54Z | - |
dc.date.available | 2018-10-04T11:02:54Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Muniz, R. F.; Leite, R. H.; Muniz, S. M. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 8126 158 4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36232 | - |
dc.description | MUNIZ, Rita de Fátima; LEITE, Raimundo Hélio; MUNIZ, Sheila Maria. A prática de avalição do enem nas escolas da CREDE 3 no Ceará. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 965-980. | pt_BR |
dc.description.abstract | In the modern day, the Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (National High School Examination), idealized as one of the resources to evaluate the educational and academic performance of Brazilian students at the end of basic education, also represents a “gateway” to higher education. Faced with this scenario, the question is howeducators view this evaluation and if they believe in its contribution to student learning. Thus, we used the qualitative methodology through semi-structured interviews and questionnaires with superintendents, school directors, pedagogical coordinators and teachers of state schools of the 3rd Regional Coordination of Education Development, contemplating, therefore, the representativeness of different municipalities of Ceará. As a theoretical contribution, we counted on the current legislation and authors such as Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), among others. The result evidencies the credibility attributed to this examination and it reveals that schools adapt their curricula in favor of these assessments. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Escolas estaduais | pt_BR |
dc.subject | Municípios cearenses | pt_BR |
dc.subject | National High School Examination | pt_BR |
dc.subject | States schools | pt_BR |
dc.subject | Municipalities of Ceará | pt_BR |
dc.title | A prática de avaliação do Enem nas escolas da Crede 3 no Ceará | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nos dias hodiernos, o Exame Nacional do Ensino Médio, idealizado como um dos recursos para avaliar o desempenho escolar e acadêmico dos alunos brasileiros ao término da educação básica, vem sendo utilizado também como “porta de acesso” ao ensino superior. Diante desse cenário, resta saber como os educadores encaram essa avaliação e ainda se acreditam na contribuição dela para a aprendizagem dos discentes. Assim, utilizou-se a metodologia qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e questionários com superintendentes, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e professores de escolas estaduais da 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, contemplando, então, a representatividade de diferentes municípios cearenses. Como aporte teórico, contou-se com a legislação vigente e autores como Andriola (2011), Horta Neto (2007), Muniz (2016), entre outros. Como resultado, evidenciou-se a credibilidade atribuída a esse exame, constatando-se que as escolas adaptam seus currículos em prol dessas avaliações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rfmunizrhleitesmmuniz.pdf | 212,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.