Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36155
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Maria Lucijane Gomes de-
dc.contributor.authorCoutinho, Ana Josiele Ferreira-
dc.contributor.authorTavares, Diego Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, Andréa Soares Rocha da-
dc.date.accessioned2018-10-03T12:11:25Z-
dc.date.available2018-10-03T12:11:25Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationOliveira, M. L. G.; Coutinho, A. J. F.; Tavares, D. R.; Silva, A. S. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 8126 158 4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36155-
dc.descriptionOLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; COUTINHO, Ana Josiele Ferreira; TAVARES, Diego Rodrigues; SILVA, Andréa Soares Rocha da. Materiais educativos digitais para cursos online: reflexos da aplicação de um modelo de planejamento didático no ensino-aprendizagem e na avaliação em Ead na saúde. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1591-1608.pt_BR
dc.description.abstractThe online courses offer a complex process, carried out in several stages, usually with the support of a multidisciplinary team. The paper proposes to present the process of development and validation of the digital educational materials of the Influenza Training for Health Surveillance Professionals, produced and offered by the Nucleus of Technology and Distance Education in Health of the Faculty of Medicine of the Federal University of Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC) in partnership with the Health Surveillance Secretariat of the Ministry of Health (SVS/MS). The methodological procedure is based on the Falkembach model, which structures the process of development of digital educational materials in five stages: Analysis and Planning, Modeling, Implementation, Evaluation and Distribution. In the analysis and planning stage, the educational needs of the subject were surveyed. In the modeling stage defined the conceptual navigation and interface model. In the implementation phase, didactic contents and evaluation resources were produced in different media formats. The evaluation phase was attended by professionals specialized in the area of Influenza Surveillance, specialists in Distance Education and Virtual Tutors, with the application of validation tools production and Course offer. The distribution stage consisted of offering the course to the target audience. It is concluded that the Falkembach model facilitated the registration, monitoring, execution and evaluation of the Influenza Training, optimizing the processes and offering an effective support to the course’s management.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectCoursewarept_BR
dc.titleMateriais educativos digitais para cursos online: reflexos da aplicação de um modelo de planejamento didático noensino-aprendizagem e na avaliação em Ead na saúdept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA oferta de cursos na modalidade a distância online constitui um processo complexo, realizado em diversas etapas, geralmente com o apoio de uma equipe multidisciplinar. O trabalho se propõe a apresentar o processo de desenvolvimento e validação dos materiais educativos digitais da Capacitação sobre Influenza para Profissionais de Vigilância em Saúde, produzido e ofertado pelo Núcleo de Tecnologia e Educação a Distância em Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (NUTEDS/FAMED/UFC) em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS). O procedimento metodológico fundamenta-se no modelo de Falkembach, o qual estrutura o processo de desenvolvimento de materiais educativos digitais em cinco etapas: Análise e Planejamento, Modelagem, Implementação, Avaliação e Distribuição. Na etapa de análise e planejamento, realizou-se o levantamento das necessidades educacionais. Na etapa de Modelagem, definiu-se os modelos conceituais de navegação e de interface. Na etapa de Implementação, foram produzidos os conteúdos didáticos e recursos avaliativos em diferentes formatos midiáticos. A etapa de Avaliação contou com a participação de especialistas na área da Vigilância da Influenza, da Educação a Distância e dos Tutores da Capacitação, com a aplicação de instrumentos de validação a partir de itens relativos ao planejamento, produção e oferta do curso. A etapa de Distribuição consistiu na oferta do curso para o público-alvo determinado. Conclui-se que o modelo de Falkembach facilitou o registro, o acompanhamento, a execução e a avaliação da Capacitação sobre Influenza, otimizando os processos e oferecendo um apoio eficaz à gestão.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_mlgoliveiraajfcoutinhodrtavaresasrsilva.pdf293,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.