Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36148
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Design universal para a avaliação da aprendizagem |
Autor : | Juvêncio, Vera Lúcia Pontes Caratti, Ricardo Lima Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Viana, Tania Vicente |
Palabras clave : | Design universal;Avaliação da aprendizagem;Avaliação educacional;Universal design;Learning assessment;Educational assessment |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | JUVÊNCIO, Vera Lúcia Pontes; CARATTI, Ricardo Lima; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; VIANA, Tania Vicente. Design universal para a avaliação da aprendizagem. IN: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL AVALIAÇÃO E SEUS ESPAÇOS: DESAFIOS E REFLEXÕES, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1425-1450. |
Resumen en portugués brasileño: | As contribuições do Design Universal para a Educação não se restringem à adequação físico-arquitetônica das escolas, mas avançaram no campo da avaliação educacional pela natureza da aplicabilidade a qualquer área, em quaisquer contextos, mesmo complexos como a sala de aula. A abordagem conceitual dos princípios do Design Universal é a temática desse artigo, bem como a aplicação na avaliação e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para aumentar a validade e confiabilidade das provas. O objetivo é apresentar pressupostos em torno do Design Universal e analisar possibilidades de aplicação na avaliação da aprendizagem. A partir desse desafio, buscou-se um conjunto de teóricos, especialmente no que diz respeito ao pensamento de Michel Russell e Peter Airasian (2014) na obra Avaliação em sala de aula: conceitos e aplicações. |
Abstract: | The contributions of Universal Design for Education are not circumscribed to school physical-architectural adaptations, they have also evolved to the educational assessment field towards an applicability to any area, any context, even the classroom. This paper presents a discussion about a conceptual approach of Universal Design principles, its use in assessment as well as in the Information and Communication Technology (ICT) in order to increase the validity and reliability of tests. The main purpose is to present conceptions about Universal Design and to analyze its possibilities in assessment of learning. Based on this challenge, Michel Russell e Peter Airasian (2014) among others proposed a theoretical framework to this study. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36148 |
ISBN : | 978 85 8126 158 4 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_vlpjuvenciorlcarattimiflciascatvviana.pdf | 312,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.