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Type: TCC
Title: Educação física escolar para estudantes com deficiência visual na perspectiva do ensino por múltiplos exemplares
Authors: Coelho, Rodrigo De Souza
Advisor: Sanches Neto, Luiz
Keywords: Educação especial;Orientação espacial;Percepção auditiva
Issue Date: 2018
Citation: COELHO, Rodrigo De Souza. Educação física escolar para estudantes com deficiência visual na perspectiva do ensino por múltiplos exemplares. 2018. 117 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A premissa desta investigação é que o ensino por múltiplos exemplares (MEI) pode contribuir para a aprendizagem de estudantes com deficiência visual (DV), contudo há pouca incidência dessa estratégia de ensino em aulas de educação física na educação básica. Estudantes com DV podem ter a aprendizagem escolar comprometida devido à precarização no desenvolvimento da orientação espacial por percepção auditiva. No contexto da educação física escolar, essa problemática pode ser associada ao ensino de temas que potencializam as habilidades voltadas à orientação e à mobilidade, como é o caso de vários elementos culturais como o circo, a dança, a luta, a ginástica, o jogo e o esporte. A pesquisa partiu da revisão de um trabalho de conclusão de curso (TCC) (CARNEIRO, 2016; CHEREGUINI; CARNEIRO; COELHO, 2017), realizado no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC), que teve caráter propositivo a respeito do MEI. Neste TCC, demos sequência àquela proposta anterior, aproximando-a da educação física escolar. O objetivo deste artigo é interpretar as eventuais implicações à educação física escolar a partir de uma vivência com ênfase na orientação por percepção auditiva para estudantes com DV. Metodologicamente, situamos a pesquisa de modo quali-quantitativo com o foco na precisão do chute ao gol no futebol de cinco como elemento cultural e encontramos indícios aparentemente satisfatórios no sentido de valorizar as potencialidades dos estudantes. Todavia, encontramos também lacunas e sugerimos uma aproximação ao contexto das aulas de educação física, tendo-o também como limite à análise. Consideramos que, no contexto das aulas de educação física, seriam necessárias menos tentativas para melhorar a mobilidade de estudantes com DV à medida que a complexidade da situação de aprendizagem aumenta
Abstract: This research premise is that multiple exemplar instruction (MEI) can contribute to the learning of students with visual impairment (DV), however there is little incidence of this teaching strategy in physical education classes. Students with DV may have compromised school learning because of the precariousness in the development of spatial orientation by auditory perception. In the context of school physical education, this problem might be associated to the teaching of themes that enhance orientation and mobility skills, as is the case of various cultural elements such as circus, dance, wrestling, gymnastics, play, and sports. The research has been derived from an undergraduate monograph (TCC) (CARNEIRO, 2016; CHEREGUINI; CARNEIRO; COELHO, 2017) review, carried out at the Institute of Physical Education and Sports (IEFEs) of the Federal University of Ceará (UFC), which had a propositional character regarding the MEI. In this TCC, we followed that monograph previous proposal, approaching it to school physical education. The objective of this article is to interpret the implications of an experience that emphasized on auditory perception orientation for students with DV. Methodologically, we have situated this research qualitatively and quantitatively on the accuracy of goal kicking in five-a-side football as cultural element, and we have found apparently satisfactory results towards the worth of students’ potentialities. However, we also met gaps and come up with some suggestions. We consider that there are indications that fewer attempts are needed to improve the mobility of students with DV as the complexity of the learning situation increases
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36131
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