Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPontes, João Airton de Matos-
dc.contributor.authorBarbosa, Marun Persivo Cunha-
dc.date.accessioned2018-10-01T17:54:33Z-
dc.date.available2018-10-01T17:54:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBARBOSA, Marun Persivo Cunha. Abordagens metodológicas no ensino do futsal das escolas do bairro parquelândia. 2016. 9 f. Monografia (Graduação em Educação física)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36089-
dc.description.abstractThe objective of this study is to characterize the methodological approaches commonly used in the Futsal teaching in some schools of Fortaleza / CE and as a result check the profile of teachers involved, their references and professional development. To this end, initially we delimited Futsal on a résumé, technical and tactical concerning the sport. We also describe the teacher's role in teaching and learning process and the phases relevant to sports initiation. As characterization of the object of study, the main methodological approaches were cited. Based on responses from questionnaires the results indicate that the mixed method is the most widely used within the participating group, and that the experience with the Futsal may have been a factor in the choice of the professionals who participated in the study. In conclusion, it points out the need for more direction for research in the fields of applied methodologies, as well as a more comprehensive study with a larger sample of participantspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAbordagens metodológicas no ensino do futsal das escolas do bairro parquelândiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste trabalho é caracterizar as abordagens metodológicas mais utilizadas no ensino do Futsal em algumas escolas de Fortaleza/CE e em conseqüência verificar o perfil dos professores envolvidos, suas referências e evolução profissional. Para tal, inicialmente delimitamos o Futsal em um apanhado histórico, técnico e tático referente à modalidade. Também descrevemos o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e as fases pertinentes a iniciação esportiva. Como caracterização do objeto de estudo, as principais abordagens metodológicas foram citadas. Com base nas respostas obtidas em questionários os resultados indicam que o método misto é o mais utilizado dentro do grupo participante, e que a vivência com o Futsal pode ter sido um fator determinante para a opção dos profissionais que participaram do estudo. Em conclusão, aponta a necessidade de maior direcionamento para as pesquisas nos âmbitos das metodologias aplicadas, assim como uma pesquisa mais abrangente, com uma amostragem maior de participantespt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tcc_mpcbarbosa.pdf98,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.