Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36075
Tipo: | TCC |
Título : | Corpo, atividade física e egocentrismo: percurso de adolescentes da escola pública |
Autor : | Nobre, José Elder Silva |
Tutor: | Pontes, João Airton de Matos |
Palabras clave : | Educação Física;Escola;Adolescente |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | NOBRE, José Elder Silva. Corpo, atividade física e egocentrismo: percurso de adolescentes da escola pública. 2016. 42 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Esse trabalho objetiva demonstrar o papel orientador e formador que deve ser exercido pelo professor de Educação Física do Ensino Médio, o qual através de suas aulas deve expor aos seus alunos os perigos existentes na busca incansável pelo corpo perfeito, para que assim, os adolescentes possam se desenvolver e tornarem-se cidadãos críticos e com discernimento para se autoconhecer, aceitando as transformações ocorridas no próprio corpo, o qual está em formação durante essa fase da vida, bem como conscientizá-los à manter o corpo saudável. Metodologicamente o trabalho envolveu um estudo de campo de abordagem qualitativa, com fundamentação nas ideias de autores que tratam desse tema, com os quais se teve contato no momento da revisão da literatura. Para tanto, foram executados dois questionários, sendo um para os alunos e o outro direcionado para o professor, na busca de delinear o perfil dos adolescentes e de seus professores, traçando e evidenciando qual a didática aplicada pelos professores na condução de suas aulas, bem como de certificar a absorção, pelos alunos, das informações transmitidas, a fim de constatar a realidade vivida pelos adolescentes brasileiros, no que se refere, especialmente, a busca pelo corpo perfeito e aos efeitos produzidos pelo pa-drão de beleza imposto pelas mídias em seu cotidiano. Constatou-se que, os jovens brasileiros vêm se tornando reféns do padrão corporal socialmente aceito e, em decorrência disso, bus-cam incessantemente atingir tal padrão, se utilizando, inclusive, de meios que apresentam riscos à saúde, sem, contudo, medir as consequências dos seus atos. Além disso, constatou-se que, muito embora o papel primordial do professor de educação física seja utilizar suas aulas como forma de formar cidadãos críticos e com discernimento para se utilizar de práticas sau-dáveis, ainda vemos que atualmente as informações vêm sendo transmitidas, todavia, sem construir o conhecimento. |
Abstract: | This work aims to demonstrate the guiding role and trainer to be exercised by the teacher of high school physical education, which through their classes should expose their students the dangers in the tireless search for the perfect body, so that, teens can develop and become critical citizens and discernment to know themselves, accepting the changes occurring in the body, which is in formation during this stage of life, as well as educate them to keep the body healthy. Methodologically the work involved a qualitative approach to field study, with grounding in the ideas of authors who deal with this issue, with which they had contact at the time of review of the literature. To this end, two questionnaires were executed, one for students and the other directed to the teacher, seeking to outline the profile of adolescents and their teachers, drawing and showing that the teaching applied by teachers in conducting their classes and as sure absorption by students of information transmitted in order to verify the reality experienced by Brazilian adolescents, with regard, in particular, the search for the perfect body and the effects produced by the standard of beauty imposed by the media in their daily lives . It was found that young Brazilians have become hostages of the body pattern socially accepted and, as a result, seek unceasingly achieve this standard, using even means that pose a risk to health without, however, measure the consequences of their actions. In addition, it was found that while the primary role of the physical education teacher is using his classes as a way of forming critical citizens and insight to use healthy practices, we still see that currently the information are being transmitted, however, without building knowledge |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36075 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_tcc_jesbraga.pdf | 857,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.