Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36065
Tipo: | TCC |
Título: | Projeto educação musical formações musicais para estudantes de pedagogia |
Autor(es): | Oliveira, Lia dos Santos |
Orientador: | Albuquerque, Luiz Botelho de |
Palavras-chave: | Educação musical;Música;Projeto Educação Musical;Formação do pedagogo;Musical education;Teacher training |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | OLIVEIRA, Lia dos Santos. Projeto educação musical formações musicais para estudantes de pedagogia. 59f. 2018 - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata-se de um estudo acerca das ações formativas musicais do Projeto Educação Musical para estudantes de Pedagogia. Os objetivos são: pesquisar como foram desenvolvidas as ações de formação musical, analisar a contribuição do projeto na formação dos discentes do referido curso e compreender a sua relação com o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos participantes durante os encontros de formação propostos pelo Projeto Educação Musical, desenvolvido no PET Pedagogia. Inicia-se o estudo com a leitura de títulos que abordam o surgimento da música europeia no Brasil, bem como a reflexão sobre o ensino de música na escola e sobre a relevância da lei 11.769/2008, que torna obrigatório o ensino de música na educação básica. Destaca-se, em seguida, a contribuição do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia, por meio do Projeto Educação Musical, em viabilizar formação musical para os estudantes do referido curso. Para tanto, em conjunto com as leituras, apresenta-se uma pesquisa com os discentes de Pedagogia, a fim de compreender a contribuição das ações formativas musicais para a formação desses estudantes. A partir das entrevistas realizadas, apresenta-se de que maneira o Projeto Educação Musical promove essa experiência com a música para discentes não músicos. Dessa forma, destaca-se a relevância da presença da música na formação do pedagogo. Por meio do referido projeto, os discentes de Pedagogia apresentam desejo de vivências musicais na sua prática docente. Certifica-se a necessidade desses espaços de trocas e aprendizagem na formação de discentes não músicos que promovam práticas musicais no fazer docente. Conclui-se que o estudo se faz necessário, pois enfatiza a necessidade de espaços de formação musical para estudantes não músicos, tendo em vista que a música contempla o desenvolvimento integral do ser humano. Por isso, são de grande relevância estudos e pesquisas acerca de ações formativas musicais para discentes de Pedagogia. |
Abstract: | The present work of conclusion of course is a study about the musical formative actions of the Project Musical Education for students of Pedagogy. With the objective of researching how the musical training actions were developed in the project meetings for Pedagogy students as well as analyzing the project's contribution in the formation of the students of said course and understanding the relation of the project in the personal and academic development of the participants during the meetings proposed by the Music Education Project, developed in PET Pedagogy. We begin the study with the reading of titles that address the emergence of European music in Brazil as well as describe the teaching of music in school and the relevance of law 11.769 / 2008, which makes it compulsory to teach music in basic education. Thus, we highlight the contribution of the Tutorial Education Program of the Pedagogy course through the Music Education Project to enable musical teaching for the students of that course. To do so, in conjunction with the readings we present a research with the students of Pedagogy, in order to understand the contribution of musical formative actions for the formation of these students. Through the interviews conducted, we will present how the Music Education Project offers this experience with music for non-musician students. Therefore, we highlight the relevance of the presence of music in the formation of the pedagogue and through this project; the Pedagogic students present a desire for musical experiences in their teaching practice. We attest the need for these spaces of exchange and learning in the formation of non-musician students who promote musical practices in the teaching profession. We conclude that the study is necessary; highlighting the need for musical training spaces for non-musician students because we understand that music contemplates the integral development of the human being. With this, studies and research on musical training actions for Pedagogic students are of great relevance. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36065 |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_lsoliveira.pdf | 737,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.