Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36027
Tipo: Dissertação
Título: O tortuoso e doce caminho da sensibilidade
Autor(es): Linhares, Ângela Maria Bessa
Orientador: Bezerra de Menezes, Eduardo Diatahy
Palavras-chave: Sensibilidade;Educação Como Arte;Arte-Educação;Desenvolvimento Emocional
Data do documento: 1995
Citação: Linhares, A. M. B.; Menezes, E. D. B. (1995)
Resumo: A critica da razão na modernidade, feita em níveis radicais, alcança mostrar como se vincula esse modo instrumental de se tomar a razão, como modo de se pensar ciência hoje. Partindo do referencial teórico da teoria critica, com os pensadores da chamada Escola de Frankfurt, tento compreender como, na Escola, essa hipertrofia da razão instrumental se dá às expensas do silenciamento de outras dimensões humanas. Apartando o sujeito epistêmico do sujeito que deseja, hipertrofiamos a dimensão cognitiva excluindo dela a desejante - que inclui a ética, a estética, a afetividade, o corpo - o lugar da arte na Escola aprofundando as relações entre a esfera da produção e a formação da subjetividade, vimos que, no estágio do capitalismo tardio, a função precípua da Escola é preparar para o trabalho e, como para as classes populares o trabalho é sujeição, na sua preparação mutila-se expansões desse sujeito e treina-se para o sacrifício. Nesse estudo etnográfico, que utilizou rituais e representações sobre o espaço, o tempo e- as cenas onde se diz estar a arte da Escola. Fui buscando as relações entre o modo de se tomar arte na Escola e os vestígios de dimensões silenciadas. Nesse labirinto, o 110 de Ariadne: a sensibilidade. Pasolini, Hegel, Adorno, Benjamin e Guattarri - interlocutores nesta discussão que mostra. a potência. da arte como forma de conhecer e situa a tarefa crítica da cultura e do fazer arte como vitais para a Escola.
Résumé: La critique de Ia raison, dans le monde moderne, développée de façon radicale, prétend montrer Ia relation entre le mode instrumental de concevoir Ia raison et le mode de concevoir Ia science, aujourd'hui. En partant du référentiel théorique de Ia théorie critique, avec l'appui des penseurs de l'École de Frankfurt, l' étude essaye de comprendre comment dans l' école cette hypertrophie de Ia raison instrumentale se fait au coüt de I'omission de d'autres dimensions humaines. En séparant le sujet epistémique du sujet qui désire, on hypertrophie Ia dimension cognitive excluan1 d'elle Ia dimension désirante qui inclut l'éthique, I'esthétique, l'affectivité, le corps, enfin, Ia place de l'art à l'école. Un regard plus profond sur les relations entre Ia sphêre de Ia production et Ia formation de Ia subjectivité, il apparait que'au stage du capitalisme tardif, Ia fonction principale de I'école est Ia préparation pour le travail, mais étant donné que pour les classes populaires le travail est assujetissement, cette préparation se fait en mutilant le développement de l'acteur social, le préparant au sacrifice. L'étude, comme approche ethnographique à l'école, a utilisé les rituels et les représentations sociales sur l' espace, le temps et les cênes ou I'on dit se développer I'art à I' école. La recherche a observé les rclations entre le mode d' approche de I' art à I'école et les vestiges de dimensions omises. Dans ce labyrinthe, le fi! d' Ariane: Ia sensibilité. Pasolini, Hegel, Adorno, Benjamin, et Guattari son1 les interlocuteurs. L' étude révêle le potenciel de I' art comme forme de connaitre et situe Ia tâche critique de Ia culture et des activités artistiques comme vitales pour I' école,
Descrição: LINHARES, Ângela Maria Bessa. O tortuoso e doce caminho da sensibilidade. 1995. 245f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36027
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_dis_amblinhares.pdf167,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.