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Tipo: Dissertação
Título: Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade
Autor(es): Silva, Ana Pricila Celedonio da
Orientador: Cavalcante, Lidia Eugenia
Palavras-chave: Biblioteca Comunitária;Biblioteca e memória;Mediação e memória;Community library;Library and memory;Mediation and memory
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, Ana Pricila Celedonio da. Biblioteca e memória: interlocuções com a comunidade. 2018. 167f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Visa apresentar a perspectiva da biblioteca comunitária como mediadora e difusora da memória coletiva da comunidade. Nesse sentido, apresenta como estudo empírico as bibliotecas comunitárias Criança Feliz e Sorriso da Criança, localizadas na cidade de Fortaleza, Ceará. O objetivo norteador da pesquisa foi averiguar de que maneira essas bibliotecas têm atuado como espaços promotores da memória coletiva e se são reconhecidos dessa forma pelos moradores dos espaços onde estão localizadas. Consoante a este objetivo, foram realizadas investigações acerca das principais características das comunidades, bem como sobre as atividades desenvolvidas pelas bibliotecas e seus acervos, buscando averiguar se estes remetem para uma atuação voltada à difusão da memória e cultura local. Ademais, buscou-se identificar como ocorre a relação entre biblioteca e comunidade, e a forma como as ações daquela reverberam no imaginário dos moradores destes locais. Configurando-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico, são discutidos temas relacionados à memória, comunidade e biblioteca, observando-se em cada um deles seus aspectos conceituais, teóricos, históricos e contemporâneos, articulando junto a estes, discussões acerca da cultura, identidade, cotidiano, pertencimento, dentre outros. Apoiados pelos pressupostos metodológicos da etnografia e da técnica da história oral, a pesquisa se caracteriza como um empreendimento de imersão e interpretação do lócus em que se inserem as bibliotecas supracitadas, de modo a contemplá-las sob a perspectiva da biblioteca comunitária, atuando como interlocutora de memórias coletivas. Para tanto, utilizou-se como recursos metodológicos a observação participante, entrevistas focalizadas com os gestores e a realização de oficinas discursivas com os moradores adultos e idosos. A partir deste estudo, foi possível identificar o papel cultural e memorial desses espaços, evidenciados de modo especial por meio de duas ações, o projeto Tecendo Memórias, realizado pela Biblioteca Comunitária Sorriso da Criança, e o projeto Histórias e Quintais, organizado em parceria com a Biblioteca Comunitária Criança Feliz. Tais projetos, evidenciaram o caráter dialógico e plural possibilitado na atuação da biblioteca comunitária como mediadora das memórias, identidades e saberes do cotidiano.
Abstract: It aims to present the perspective of the community library as mediator and diffuser of the collective memory of the community. In this sense, it presents as an empirical study the community libraries Criança Feliz and Sorriso da Criança, located in the city of Fortaleza, Ceará. The objective of the research was to investigate how these libraries have acted as spaces that promote collective memory and are recognized in this way by the residents of the spaces where they are located. According to this objective, investigations were carried out on the main characteristics of the communities, as well as on the activities developed by the libraries and their collections, seeking to ascertain if they refer to an action focused on the diffusion of the local memory and culture. In addition, we sought to identify how the relationship between library and community occurs, and how the actions of the same reverberates in the imaginary of the residents of these places. Setting up a qualitative, exploratory and bibliographic research, topics related to memory, community and library are discussed, observing in each one of them its conceptual, theoretical, historical and contemporary aspects, articulating with them, discussions about the culture, identity, daily life, belonging, among others. Supported by the methodological presuppositions of ethnography and the technique of oral history, the research is characterized as an immersion and interpretation project of the locus where the above mentioned libraries are inserted, in order to contemplate them from the perspective of the community library acting as interlocutor of collective memories. For this purpose, participant observation, focused interviews with managers and the holding of discursive workshops with adults and elderly people were used as methodological resources. From this study, it was possible to identify the cultural and memorial role of these spaces, evidenced in a special way by means of two actions, the Tecendo Memórias project, carried out by the Biblioteca Comunitária Sorriso da Criança, and the Histórias e Quintais project, organized in partnership with the Biblioteca Comunitária Criança Feliz. These projects demonstrated the dialogical and plurality of the community library as a mediator of memories, identities and everyday knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36025
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