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dc.contributor.advisorDamasceno, Maria Nobre-
dc.contributor.authorCavalcante, Luciana Matias-
dc.date.accessioned2018-09-25T20:25:37Z-
dc.date.available2018-09-25T20:25:37Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationCavalcante, L. M.; Damasceno, M. N. (2002)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35940-
dc.descriptionCAVALCANTE, Luciana Matias. Educação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educação. 2002. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 2002.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducadorpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleEducação popular: a produção de sentidos no cotidiano de um projeto alternativo de educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho discute os direcionamentos da Educação Popular, os fazeres e concepções pedagógicas dessa proposta educativa, assim como os confrontos impulsionados pelos saberes que permeiam esse ambiente. A discussão proposta neste estudo é feita a partir de uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, desenvolvida numa experiência de educação organizada pela sociedade civil - o Projeto de Capacitação Profissional do Grande Jangurussu / Reconquistar - que objetiva contribuir para a superação das condições de pobreza e desemprego, assim como enfatizar em sua proposta educativa a formação crítica. Os resultados finais apontam para a opção por desenvolver uma prática educativa, levando em consideração as concepções de Educação Popular que vão além das questões instrumentais, procurando desenvolver valores diferentes daqueles enfatizados pela cultura dominante, quando, por exemplo, prioriza a solidariedade em vez da competição, o respeito à natureza que se contrapõe à noção capitalista de apropriação material, o diálogo e respeito ao outro que supera o individualismo, a participação em vez do autoritarismo, enfim um cotidiano onde o currículo oculto e vivido reflete o compromisso com a luta contra-hegemônica na busca de transformação das relações vividas em nossa sociedade. Estes direcionamentos que caracterizam as ações do projeto Reconquistar vão de encontro às perspectivas dos alunos que diante das necessidades imediatas de sobrevivência buscam a partir da profissionalização e escolarização superar sua condição social, constituindo-se no estímulo primeiro para a participação, modelando os desejos e anseios desses sujeitos diante da educação formal.pt_BR
dc.description.abstract-frCe travail discute l'Education Populaire à partir des actions et conceptions pédagogiques qui pénétrent les pratiques développées par les participants d' une expérience educative non gouvemamentale dont les activités ont commencé en 1998 dans Ia région du Grande Jangurussu - o Projeto de Capacitação Profissional do Grande Jangurussu / Reconquistar (te Projet de Capacitation Professionnelle du Grande Jangurussu / Reconquérir) avec le but de contribuer à surmonter des conditions de pauvreté, chomage et mettre en relief dans sa propositions éducative et formation critique. La discussion proposée dans cette étude est faite à partir d'une recherche qualitative du type ethonographique, ou les résultas finaux indiquent une option de developper des valeurs différentes de celles qui ont été mises en reIief par Ia cuIture dominante, quand, par exemple, elle a comme priorité Ia solidarité à Ia place de Ia competition, le respect à l'autre qui essaie de surmonter l'individualisme, Ia participaion à Ia pIace de l'autoritarisme, enfin, un cotidien ou Ie curriculum caché et vécu reflet le compromis avec Ia lute contre-hégémonique á Ia recherche d' une transformation des rélations vécues dans notre société. Ces directionnements qui caractérisent les actions du projet Reconquistar (Reconquérir) s' opposent aux perspectives des éléves que, face aux nécessités immédiates de survivance, cherchent à partir de Ia professionalisation et scolarisation à surrnonter leur condition sociale, qui constitue dans Ia stimulation prerniére pour Ia particiation, qui modele Ies désirs de ces sujets devant l' éducation formelle.pt_BR
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