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Tipo: TCC
Título : O modelo de jogo das equipes sub 20 e profissional de um clube de futebol da cidade de fortaleza, na perspectiva dos treinadores
Autor : Sereno, Anderson Lira
Tutor: Balzano, Otávio Nogueira
Palabras clave : Modelo de jogo;Técnico de futebol;Futebol
Fecha de publicación : 2016
Citación : SERENO, Anderson Lira. O modelo de jogo das equipes sub 20 e profissional de um clube de futebol da cidade de fortaleza, na perspectiva dos treinadores. 2016. 124 f. Monografia (Graduação em Educação física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumen en portugués brasileño: O modelo de jogo de uma equipe de futebol é o DNA de um clube, o modelo relaciona-se à cultura local, às ideias do treinador, às características dos jogadores, aos momentos do jogo e seus princípios táticos, à estrutura e aos objetivos do clube e à organização estrutural da equipe. O trabalho tem como objetivo principal comparar os modelos de jogo das equipes sub 20 e profissional de um clube de futebol da cidade de Fortaleza. E específicos: conhecer as ideias relacionadas ao futebol dos treinadores da categoria sub 20 (TB) e profissional (TP); verificar os objetivos e as estruturas físicas do clube, para a categoria sub 20 e profissional, na perspectiva de seus treinadores; conhecer a cultura de futebol do clube, na perspectiva dos treinadores TP e TB; verificar as estruturas organizacionais da equipe sub 20 e profissional, na perspectiva de seus treinadores; averiguar as características e os comportamentos dos jogadores do clube, na perspectiva dos treinadores TB e TP e comparar os conceitos dos treinadores TB e TP sobre momentos do jogo no futebol. A metodologia é caracterizada do tipo qualitativa, descritiva e exploratória. O instrumento da pesquisa foi a entrevista semiestruturada com os treinadores. A organização dos resultados foi realizada pela técnica de Bardin (2002) e foram criadas nove categorias de análise. A análise dos resultados teve como referência, a técnica de análise de conteúdo de Molina Neto e Triviños (1999). Os seguintes resultados foram alcançados: TB com formação acadêmica na área da Educação Física e TP não; a respeito do modelo de jogo, TB tem claro conhecimento desta ideia de futebol, enquanto TP confunde modelo de jogo com sistema tático; nas ideias relacionadas ao futebol TB entende o jogo de maneira sistêmica, isto é, um envolvimento global do clube. Já TP é mais pragmático, sua ideia é pautada pela disciplina e comprometimento dos atletas; em relação às estruturas organizacionais, TP prefere jogar nos sistemas 4.1.4.1 e 4.4.2, enquanto TB não adota números ou figuras geométricas para tratar de organização estrutural; em relação aos momentos e princípios do jogo, os treinadores apostam na marcação por zona e pressão ao portador da bola na transição defensiva, já no ataque TB presa pela posse de bola e TP pela velocidade nas ações; a respeito dos objetivos e estruturas do clube TP e TB observam uma evolução na estrutura física, e os objetivos são de formar jogadores e atingir os melhores resultados em nível regional e nacional; já sobre a cultura local, ambos pesquisados responderam que o estado do Ceará possui uma cultura bem característica; sobre as características dos jogadores, TB prefere jogadores com boa tomada de decisão e TP diz que os jogadores devem ter personalidade, ambos disseram que os jogadores locais possuem um biótipo característico da região e no aspecto da formação de jogadores os técnicos colocaram que o clube necessita da integração entre as categorias. A equipe pesquisada, apesar de começar a dar os primeiros passos na construção de um modelo de jogo, ainda está longe de alcançar este objetivo
Abstract: The way a soccer team plays is their DNA. The way they play is related to their local culture, to their coach’s ideas, the players characteristics, to the game’s moments and its tactics, the soccer team’s structure and its goals as well as the team’s formation. The most important aim of this work is to compare the way a U-20 team plays to a Professional one, from the city of Fortaleza, Brazil. Get to know the ideas related to soccer from a U-20 and Professional coaches, check out what the team’s objectives are regarding to its facilities, for both categories, according to their coaches’ perspectives, get to know the soccer team’s culture according to both coaches. Check out the team’s formation as well as the players’ characteristics and how they behave in the soccer field, and compare the concept of the coaches on moments during a soccer game. The methodology is characterized for being a qualifying, describing and exploring one. For this survey there was an interview with the coaches. The organization of the results were carried out according to the Bardin technique (2002) and nine categories of analysis were created. Molina Neto and Triviños’ Technique (1999) of analysis was used as a reference for analyzing the results. The following results were achieved: BT with an academic degree in Physical Education, the same was not found with the PT. Regarding to the model of game, the BT has a clear knowledge about its idea of soccer whereas the PT confounds the model of game with the tactic system, on the ideas related to soccer the BT views the game in a systemic way, which means the whole team gets involved. On the other hand the PT is more pragmatic, discipline and commitment by the athletes is where its ideas are placed. According to the way they are organized in the soccer field the PT prefers to play the 4.4.1 and 4.4.2 System while the BT does not accept numbers or geometrical forms about its tactic system. During the game, the coaches bet in trying to prevent the ball possession and their opponents at their defensive zone field, while attacking the BT opts for the ball possession and the PT for a fast game. Regarding to the soccer teams’ goals concerning the physical shape of the athletes, they aim to make players capable of achieving the best results in a regional and national level. About the local culture, both researchers said that there is a very peculiar one at the state of Ceará. The players who are very active and have a very good in decision-making are the o ones the BT prefers whereas the PT claims that players must have personality. It was said both players own a biotype which is a charactiristic from the local region. About the aspect of making players, the coaches pointed out that an integration between both categories is needed. Despite taking the first steps in order to built up a model of game, the surveyed team is yet too far from achieving its goal
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35934
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias

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