Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35926
Tipo: TCC
Título : Intenção empreendedora em estudantes de administração: um estudo com discentes da Universidade Federal do Ceará
Autor : Rodrigues, Ingrid Lustosa
Tutor: Machado, Diego de Queiroz
Palabras clave : Empreendedorismo;Educação empreendedora;Intenção empreendedora
Fecha de publicación : 2017
Citación : RODRIGUES, Ingrid Lustosa. Intenção empreendedora em estudantes de administração: um estudo com discentes da Universidade Federal do Ceará. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar os níveis de intenção empreendedora dos alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará e como objetivos específicos apresentar a evolução do conceito de empreendedorismo e educação empreendedora, aplicar um questionário baseado no modelo já apresentado pelo GUESSS para identificação do nível de intenção empreendedora nos estudantes universitários e comparar os resultados obtidos junto aos estudantes da UFC com os resultados da média nacional do GUESSS que utiliza os princípios da Teoria do Comportamento Planejado (TCP) como pilares para a sua caracterização. A metodologia para pesquisa foi a abordagem quantitativa. Para coleta de dados primários foi feita uma pesquisa de campo com um questionário preestabelecido, disponibilizado em uma plataforma online, no formato survey. Com a análise dos resultados foi possível afirmar que os alunos de Administração da Universidade Federal do Ceará possuem uma alta intenção de empreender em algum momento da vida. Apesar disso, os discentes indicam que a Universidade pode melhorar em alguns aspectos do ensino para promover o empreendedorismo universitário.
Abstract: The present work intends to identify the levels of entrepreneurial intention of Universidade Federal do Ceará’s Management students and as specific objectives to present the evolution of the concept of entrepreneurship and entrepreneurial education, to apply a questionnaire based on the model already presented by GUESSS identifying the level of entrepreneurial intent in university students and comparing the results obtained with UFC students with the GUESSS’s national average results that uses the principles of the Theory of Planned Behavior (TCP) as pillars for its characterization. The methodology for research was the quantitative approach. For primary data collection, a field survey was performed with a pre-established questionnaire, available on an online platform. With the analysis of the results it was possible to affirm that the Administration students of the Universidade Federal do Ceará have a high intention to undertake in business at some point in life. Despite this, students indicate that the University can improve in some aspects of teaching to promote university entrepreneurship.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35926
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_ilrodrigues.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.