Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35887
Type: | TCC |
Title: | Contribuições do projeto de extensão oré anacã na Formação de profissionais de educação física: narrativas Plurais e percursos singulares |
Authors: | Luis, Patrícia Andrade |
Advisor: | Zylberberg, Tatiana Passos |
Keywords: | Extensão;Formação Profissional;Dança Popular;Educação Física |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | LUIS, Patrícia Andrade. Contribuições do projeto de extensão oré anacã na Formação de profissionais de educação física: narrativas Plurais e percursos singulares. 2015. 96 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ensino, a pesquisa e a extensão são os três pilares universitários no ensino superior. A integração destes pilares na formação acadêmica dos alunos pode ampliar a qualificação profissional, a visão de mundo e as possibilidades de intervenção na sociedade. É função da extensão inserir o aluno em vivências que não são promovidas no ensino e na pesquisa, mas que estão vinculadas a ela. O aluno aplica na extensão o conhecimento adquirido na teoria. A extensão também tem como objetivo inserir a sociedade no âmbito universitário, promovendo projetos que atendam às demandas dos problemas sociais. Esse trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo por intermédio de entrevistas abertas com graduados do curso de Educação Física. Baseado no método de pesquisa de histórias de vida em formação busca identificar as contribuições do projeto de extensão Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, na formação dos profissionais de Educação Física da Universidade Federal do Ceará que participaram do grupo de 2011 a 2015. Para análise das entrevistas utilizamos a abordagem fenomenológica e ressaltamos que produzimos um documentário com os discursos singulares. O grupo Oré Anacã proporciona aos estudantes de Educação Física que foram entrevistados a oportunidade de conhecer a cultura popular brasileira por intermédio da formação artística nas danças tradicionais, também promove experimentações acerca da construção dos figurinos, das maquiagens, das concepções coreografias, da prática da sociabilidade, de ensino de danças dos integrantes para os integrantes e de pesquisas sobre cultura popular que influenciam positivamente na formação de um profissional multidisciplinar com pensamento e ação crítico-reflexiva |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35887 |
Appears in Collections: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_pandradeluis.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.