Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35887
Tipo: | TCC |
Título: | Contribuições do projeto de extensão oré anacã na Formação de profissionais de educação física: narrativas Plurais e percursos singulares |
Autor(es): | Luis, Patrícia Andrade |
Orientador: | Zylberberg, Tatiana Passos |
Palavras-chave: | Extensão;Formação Profissional;Dança Popular;Educação Física |
Data do documento: | 2015 |
Citação: | LUIS, Patrícia Andrade. Contribuições do projeto de extensão oré anacã na Formação de profissionais de educação física: narrativas Plurais e percursos singulares. 2015. 96 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. |
Resumo: | O ensino, a pesquisa e a extensão são os três pilares universitários no ensino superior. A integração destes pilares na formação acadêmica dos alunos pode ampliar a qualificação profissional, a visão de mundo e as possibilidades de intervenção na sociedade. É função da extensão inserir o aluno em vivências que não são promovidas no ensino e na pesquisa, mas que estão vinculadas a ela. O aluno aplica na extensão o conhecimento adquirido na teoria. A extensão também tem como objetivo inserir a sociedade no âmbito universitário, promovendo projetos que atendam às demandas dos problemas sociais. Esse trabalho é uma pesquisa de cunho qualitativo por intermédio de entrevistas abertas com graduados do curso de Educação Física. Baseado no método de pesquisa de histórias de vida em formação busca identificar as contribuições do projeto de extensão Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, na formação dos profissionais de Educação Física da Universidade Federal do Ceará que participaram do grupo de 2011 a 2015. Para análise das entrevistas utilizamos a abordagem fenomenológica e ressaltamos que produzimos um documentário com os discursos singulares. O grupo Oré Anacã proporciona aos estudantes de Educação Física que foram entrevistados a oportunidade de conhecer a cultura popular brasileira por intermédio da formação artística nas danças tradicionais, também promove experimentações acerca da construção dos figurinos, das maquiagens, das concepções coreografias, da prática da sociabilidade, de ensino de danças dos integrantes para os integrantes e de pesquisas sobre cultura popular que influenciam positivamente na formação de um profissional multidisciplinar com pensamento e ação crítico-reflexiva |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35887 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_pandradeluis.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.