Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35863
Tipo: Dissertação
Título: O uso de aplicativos para deficientes auditivos: uma alternativa para o ensino de Física
Autor(es): Teixeira, Francisco Rafael Pereira
Orientador: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Palavras-chave: Ensino de Física;Física - ensino por videoaula;Ensino por vídeo;Libras - Ceará;Educação inclusiva;Physics teaching;Physics - teaching by video lesson
Data do documento: 2018
Citação: TEIXEIRA, F. R. P. O uso de aplicativos para deficientes auditivos: uma alternativa para o ensino de Física. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar a utilização de vídeo-aulas no ensino de Física para deficientes auditivos. Tais vídeo-aulas foram produzidas com aplicativos de tradução simultânea. A proposta principal tem como objetivo, dar apoio aos docentes que se deparam com a situação de terem alunos surdos, mas não possuem fluência em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para essa situação, são apresentadas vídeo-aulas produzidas na linguagem para os DAdisponibilizada na plataforma de vídeos Youtube que pode ser acessada no canal “Física em Libras Prof Rafael Teixeira” através do link <https://www.youtube.com/channel/UC5rCXMrnDcHdiHEmx88UAaA>. Ainda, junto com este material audiovisual é apresentado um tutorial que orienta cada professor à produzir as suas próprias aulas através da gravação e edição utilizando aplicativos e softwares de fácil acesso. O material foi produzido de acordo com as orientações dada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) bem como os norteamentos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Participaram da pesquisa 117 professores de ensino médio e 8 alunos, com deficiência auditiva diagnosticada, do Instituto Cearense de Educação para Surdos (ICES). A coleta de dados restringiu-se na aplicação de questionários online disponíveis no Google Formulário. A utilização do produto educacional produzido foi satisfatória de acordo com a avaliação dos estudantes envolvidos na pesquisa. Considerando as condições atuais do sistema de ensino brasileiro, acredita-se que, embora a educação inclusiva tenha ganhado notoriedade, ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Espera-se que esse trabalho possa contribuir na problematização da temática e possa facilitar a comunicação de todos envolvidos no processo ensino aprendizagem no que diz respeito a deficiência auditiva.
Abstract: This paper aims to present the use of video lessons in physics teaching for hearing impaired. These video lessons were produced with simultaneous interpretation applications. The main purpose of this proposal is to give support to teachers who have deaf students, but do not have fluency in Brazilian Sign Language (LIBRAS). For this situation, video-lessons produced in the language for the hearing impaired are made available on the Youtube videos platform, which can be accessed on the channel: "Física em Libras Prof Rafael Teixeira" through the link <https://www.youtube.com / channel / UC5rCXMrnDcHdiHEmx88UAaA>. Also, along with this audiovisual material is presented a tutorial that guides each teacher to produce their own classes through the recording and editing, using applications and easy to access softwares. The material was produced according to the guidelines given by the National Curricular Parameters (NCPs) as well as the guidelines established by the Guidelines and Bases Law (LDB). A total of 117 high school teachers and 8 students with hearing loss diagnosed participated in the study, they were students from the Ceará Institute of Education for the Deaf (ICES). Data collection was restricted by the application of online questionnaires available on Google Form. The use of the educational product produced was satisfactory according to the evaluation of the students involved in the research. Considering the current conditions of the Brazilian education system, it is believed that, although inclusive education has gained notoriety, there is still a long way to go. It is hoped that this work can contribute to the problematization of the subject and can facilitate the communication of all involved in the learning teaching process with regard to hearing impairment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35863
Aparece nas coleções:MNPEF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_frpteixeira.pdf6,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.