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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3584
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares | - |
dc.contributor.author | Rocha, Sérgio Lizias Costa de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2012-08-01T16:05:58Z | - |
dc.date.available | 2012-08-01T16:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Sérgio Lizias Costa de Oliveira. O jogo da compreensão de gênero na educação infantil: um diálogo hermenêutico do pesquisador com diversos horizontes de sentidos. 2009. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira Fortaleza-CE, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3584 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.teses.ufc.br: | pt_BR |
dc.subject | Educaçao | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade Sexual na Educação – Ilhéus(BA) | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras – Aspectos Sociais – Ilhéus(BA) | pt_BR |
dc.subject | Orientação Sexual – Estudo e Ensino – Ilhéus(BA) | pt_BR |
dc.subject | Professores de Educação Pré-Escolar – Ilhéus(BA) – Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Pais – Ilhéus(BA) – Atitudes | pt_BR |
dc.subject | Gadamer,Hans-Georg,1900-2002 | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Jeu | pt_BR |
dc.subject | Genre | pt_BR |
dc.subject | Herméneutique | pt_BR |
dc.subject | Éducation Enfantine | pt_BR |
dc.title | O Jogo da Compreensão de Gênero na Educação Infantil: Um Diálogo Hermenêutico do Pesquisador com Diversos Horizontes de Sentidos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta tese, utilizei como referencial teórico a hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) para tratar do jogo da compreensão de gênero. A metodologia fenomenológico-hermenêutica foi aplicada em cinco horizontes de sentidos. O primeiro momento consistiu em analisar o meu Mundo-Vida como parte fundamental do horizonte de sentidos daquele que quer compreender. O segundo passo foi a descrição e hermenêutica do horizonte de sentidos de minha família. Para investigar os horizontes de sentidos seguintes – ou seja, da escola, dos pais e/ou responsáveis das crianças –, e das próprias crianças, realizei um trabalho de campo de cunho etnográfico, passando um semestre letivo numa escola de Educação Infantil no Município de Ilhéus-Ba como um aluno do Infantil IV. Escolhi a mesma escola onde estudei quando criança a fim pisar novamente no solo de minha tradição. O procedimento foi baseado na Sociologia da Infância e na Gestalt-Terapia. Para a análise dos dados fui auxiliado pela Psicologia da Gestalt para compor as seguintes categorias analíticas: “figuras de gênero”; “configurações de gênero” e “ajustamento criativo de gênero”. Na conclusão apresento as configurações e fusões das compreensões de gênero de cada horizonte de sentidos. No meu horizonte de sentido, descrevo a mudança de uma posição essencialista para uma posição existencialista sobre gênero; no horizonte de sentidos de minha família encontro uma compreensão de gênero fundada na fé, no horizonte de sentidos dos pais e/ou responsáveis pelas crianças, e na escola de Educação Infantil encontro a importância em respeitar a tradição com possibilidades remotas de transgressão; no horizonte de sentidos das crianças encontro uma compreensão de gênero lúdica e de auto- representação. A partir do diálogo com estes diversos horizontes de sentidos procedo com a aplicação do círculo hermenêutico, chegando à conclusão de que a compreensão de gênero ocorre de forma lúdica, isto é, num jogo de compreensões. Assim, termino trazendo várias reflexões sobre a importância dos educadores se incluírem no mundo fenomenológico das crianças, mostrando a multiplicidade de possibilidades de significados que podem emergir no jogo da compreensão de gênero a partir das diferentes tradições que ocorrem no cotidiano da educação infantil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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