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dc.contributor.advisorAlbuquerque, Luiz Botelho-
dc.contributor.authorFortes, Maria Auxiliadora Soares-
dc.date.accessioned2012-08-01T16:00:39Z-
dc.date.available2012-08-01T16:00:39Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFORTES, Maria Auxiliadora Soares. Aceleração da aprendizagem: resultado de decisões curriculares no contexto escolar?. 2006. 147f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3581-
dc.description.abstractResults of recent research indicate that the low quality of the basic level education is one of the most serious problems of Brazilian public education. In this work we study the “classes de aceleração da aprendizagem” (learning acceleration classrooms) in the State of Ceará educational system, in the period 1998 - 2002. The “acceleration classrooms” appeal to pedagogical innovation as a means to insert "defasados" (out of fase) pupils in regular education. We objective to identify the reach of this modality of education for the development of a non exclusive school. The study is based on the "Critical Theory"; it focus on power relations in society; and points the role of contradictions and resistency as explanation to students progress. The methodology used here is the case study, with techniques of life history, searches in periodical, bibliographical, documentary analysis, informal and semi-structured interviews. Technician of the Board of Education (both of the State of Ceará and of the city of Fortaleza) managers, professors, and pupils of a State school, and of the city of Fortaleza school had been interviewed. The results show that the acceleration classrooms did not solve the problem of school exclusion because the pupils had not returned, in its great majority, to regular education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectaceleração da aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInovação pedagógicapt_BR
dc.subjectAcceleration of the learningpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectPedagogical innovationspt_BR
dc.subjectMétodos acelerados do ensino-Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental-Estudo e ensino-Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectEducação e estado-Fortaleza(CE)pt_BR
dc.titleAceleração da Aprendizagem - resultado de decisões curriculares no contexto escolar?pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsse trabalho decorre da preocupação com resultados de pesquisas, as quais indicam que, ainda hoje, a educação de nível fundamental continua um grave problema do ensino público brasileiro a ser solucionado. Nesse contexto, privilegiou-se as classes de aceleração da aprendizagem, a qual compôs o cenário educacional cearense de 1998 a 2002, com forte apelo de inovação pedagógica capaz de inserir os alunos “defasados” no ensino dito regular. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central explicitar o sentido e o alcance que a implantação desse programa adquire quando preconiza o desenvolvimento de uma escola sem exclusão. A Teoria Crítica ancora esta discussão, cuja análise coloca como questão básica as relações de poder, esclarecendo que as contradições e resistências têm papel de destaque nessa teorização. A metodologia empregada engloba um estudo de caso múltiplo com técnicas da história oral, delineado com base na pesquisa em jornal e bibliográfica, análise documental, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com técnicos das secretarias estadual e municipal, diretores, professores e alunos de uma escola da rede estadual e outra da rede municipal, em Fortaleza. Os resultados esclarecem que, a implantação das classes de aceleração não resolveu o problema da exclusão escolar, notadamente, porque os alunos não retornaram, em sua grande maioria, ao ensino regular.pt_BR
dc.title.enAcceleration of the learning -: pedagogical innovations in the pertaining to school context?pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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