Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809
Tipo: | TCC |
Título : | O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática |
Autor : | Silva, José Anazio Cordeiro da |
Tutor: | Holanda, Felipe Dangelo |
Palabras clave : | Tecnologias da informação e comunicação (TIC);Tecnologias da informação e comunicação (TIC) - Matemática;Ferramentas de aprendizagem;Mídia digital;Ensino auxiliado por computador |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | SILVA, José Anazio Cordeiro da. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino da matemática. 2015. 37 f. Monografia (Graduação Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianopolis, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho apresenta os benefícios do uso das tecnologias de comunicação e informação no ensino da matemática, abrangendo o processo das práticas pedagógicas e metodológicas aliadas a essas ferramentas digitais. O objetivo é analisar como esses recursos tecnológicos influenciam diretamente na didática em sala de aula, verificando a função de cada instrumento usado pelo docente dentro do ambiente escolar. A pesquisa apresenta os dados coletados por meio de um questionário realizado nas escolas Roberto Antunes de Freitas e Maria José Coutinho onde se indaga sobre como a utilização das (TICs) melhorou o aprendizado, e quais foram às mudanças vistas com o emprego dessas ferramentas ensino da matemática. Ressalta a importância do uso da TICs dentro da sala de aula resultando em bons índices na aprendizagem do alunado. Evidencia-se a escolha de alguns recursos tecnológicos que estão acessíveis dentro da escola bem como sua significância dentro do aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se que o suporte tecnológico ilustrado é necessário na melhoria do conhecimento, representando assim uma mudança pedagógica significativa na educação do mundo globalizado. |
Abstract: | This paper presents the benefits of the use of information and communication technologies in teaching mathematics, covering the process of pedagogical and methodological practices allied to these digital tools. The aim is to analyze how these technological resources directly influence the teaching in the classroom, checking the function of each tool used by teachers within the school environment. The research presents data collected through a survey conducted in schools Roberto Antunes de Freitas and Maria José Coutinho where it asks about the use of (ICT) improved learning, and what were the changes seen with the use of these teaching tools mathematics. It underscores the importance of using ICT in the classroom resulting in good indexes in the student body learning. Highlights the choice of some technological resources that are available within the school and its significance in the improvement in the teaching-learning process. We conclude that the illustrated technological support is needed on improving knowledge, thus representing a significant pedagogical change in the globalized world education. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35809 |
Aparece en las colecciones: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_jadsilva.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.