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Type: Tese
Title: Planejamento institucional e projeto pedagógico nas universidades federais brasileiras
Title in English: Planning and Institutional Pedagogical Project in the Brazilian Federal Universities
Authors: Peter, Maria da Glória Arrais
Advisor: Therrien, Jacques
Keywords: Universidades Federais;Planejamento;Projeto Pedagógico;Federal Universities;Planning;Pedagogical Project;Universidades e faculdades - Planejamento - Brasil
Issue Date: 2007
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: PETER, Maria da Glória Arrais. Planejamento institucional e projeto pedagógico nas universidades federais brasileiras. 2007. 680f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Abstract in Brazilian Portuguese: As universidades federais brasileiras necessitam refletir sobre a elaboração de um novo projeto acadêmico, político e administrativo, bem como sobre as suas próprias práticas, buscando construir um novo projeto de universidade que privilegie o aspecto pedagógico associado ao sócio-político, sob o paradigma da comunicação. Diante da importância da educação superior pública e de qualidade no contexto educacional e social do país, o presente trabalho pretende identificar, analisar e consolidar elementos considerados essenciais para a formulação de diretrizes de planejamento nas universidades federais brasileiras, fundamentadas em um modelo de racionalidade adequado à natureza da atividade educacional e científica, de modo a conceber um projeto pedagógico de instituição universitária pública, no atual contexto social, cultural, político e econômico brasileiro. A opção por um conceito mais abrangente de razão, numa perspectiva emancipatória, surgiu com o interesse por fundamentar epistemologicamente a pesquisa no trabalho de Habermas acerca da racionalidade comunicativa, ou Teoria da Ação Comunicativa. Uma aproximação do projeto filosófico de Habermas, traz a compreensão da necessidade de uma reflexão mais profunda, crítica e dialógica, acerca de todos os elementos que compõem o planejamento universitário, questionando sua pertinência e validade, possibilitando assim, uma mudança no status quo. Para tanto, foram analisadas as experiências das diversas universidades federais brasileiras, no que diz respeito à elaboração e implementação de planos institucionais, buscando identificar os aspectos pedagógicos contemplados. Diante dos resultados da análise, constatou-se que o teor dos documentos que consolidam o planejamento institucional nas universidades federais brasileiras, ainda deixam a desejar quanto à sua aderência a tese formulada, de que um processo dessa natureza deverá desembocar na construção de um projeto pedagógico institucional, orientado por uma concepção de universidade e de sociedade que reflita criticamente sobre os saberes que transmite e sobre suas práticas, de forma intersubjetiva, notadamente no que diz respeito ao projeto pedagógico institucional, dimensão não contemplada de forma contundente nas instituições analisadas, como espaço de reflexão sobre as práticas institucionais. Os dados permitiram afirmar que existe uma grande lacuna nesse aspecto, evidenciada pela ausência de propostas que tratem do trabalho docente, fator de extrema relevância do processo intencional de formação desenvolvido nas universidades federais.
Abstract: The Brazilian federal universities need to reflect in order to create a new academic, administrative and politic project, as well as about its proper practices, searching to construct a new project of university that privileges both pedagogical and social political aspect, under the paradigm of the communication. Based on the importance of the public higher education and the quality in the educational and social context of the country, the present work intends to identify, analyze and consolidate elements considered essential in order to formulate goals of planning in the Brazilian federal universities, based on adequate model of rationality seeing to the nature of the educational and scientific activity, in order to conceive a pedagogical project to public universities, in the current social, cultural, politic and economic Brazilian context. The option for a more including concept of reason, in an emancipative perspective, appeared with the intention to develop an epistemological research over the Habermas` work concerning the communicative rationality or Theory of the Communicative Action. An approach of the Habermas´ philosophical project brings the understanding of the necessity of a deeper and critical reflection, concerning about all the elements that compose the university planning, questioning its relevancy and validity, thus making possible a change in the status quo. Thus, the experiences of the diverse Brazilian federal universities had been analyzed about the elaboration and implementation of institutional plans, searching to identify the contemplated pedagogical aspects. The study evidenced that the details of the documents that consolidates the institutional planning in the Brazilian federal universities, still fail about its thesis formulated adherence that a process of this nature will have to discharge in the construction of an institutional pedagogical project, guided for a conception of university and society that critically reflects on knowing that it transmits and also on its subjective practices form, basically about the institutional project, dimension not contemplated in a forceful form in the analyzed institutions as a reflection about institutional practices. The data had allowed affirming that there is a great gap in this aspect, evidenced for the lack of proposals that deal with the teaching work, factor of extreme relevance of the intentional process of formation developed in the federal universities.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3579
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

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