Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Aliniana da Silva-
dc.contributor.authorViana, Maria Corina Amaral-
dc.contributor.authorChaves, Edna Maria Camelo-
dc.contributor.authorBezerra, Adriana de Morais-
dc.contributor.authorGonçalves Júnior, Jucier-
dc.contributor.authorTamboril, Ana Carolina Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-09-19T18:26:15Z-
dc.date.available2018-09-19T18:26:15Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.citationSANTOS, A. S. et al. Tecnologia educacional baseada em NOLA PENDER : promoção da saúde do adolescente. Rev enferm UFPE on line., Recife, v. 12, n. 2, p. 582-8, fev., 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8963 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/index-
dc.identifier.urihttp://diadorim.ibict.br/handle/1/233-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35786-
dc.description.abstractObjective: to present an educational technology in Nursing, directed at adolescents, about vaccination against HPV, based on the Nola Pender health promotion model. Method: qualitative, descriptive study of the experience report about the creation and application of an educational technology composed of two teaching strategies on the Human Papillomavirus vaccine. The research was carried out in municipal schools, linked to the Family Health Strategy, with adolescents from nine to 13 years old. The sample consisted of 157 adolescents. Results: Nursing interventions based on scientific and theoretical knowledge are effective in relation to traditional activities that are transferred vertically and without interaction. Conclusion: the use of educational technologies promoted a positive impact on the acquisition / appropriation of knowledge by the adolescents studied and indicates the need to invest in effective educational technologies that emphasize the autonomy of the adolescent in the decision making process.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Enfermagem da UFPEpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEnfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.titleTecnologia educacional baseada em NOLA PENDER: promoção da saúde do adolescentept_BR
dc.title.alternativeTecnología educacional basada en NOLA PENDER: promoción de la salud del adolescentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: apresentar uma tecnologia educativa em Enfermagem, voltada para adolescentes, acerca da vacinação contra o HPV, baseada no modelo de promoção da saúde de Nola Pender. Método: estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da criação e aplicação de uma tecnologia educacional composta por duas estratégias de ensino sobre a vacina contra o Papilomavírus Humano. A pesquisa foi realizada em escolas municipais, vinculadas à Estratégia de Saúde da Família, com adolescentes dos nove aos 13 anos. A amostra foi constituída por 157 adolescentes. Resultados: intervenções de Enfermagem baseadas em conhecimento científico e teórico demonstram-se efetivas em relação às atividades tradicionais repassadas de forma vertical e sem interação. Conclusão: o uso de tecnologias educacionais promoveu impacto positivo na aquisição/apropriação de conhecimento pelos adolescentes estudados e sinaliza a necessidade de se investir em tecnologias educacionais eficazes que primem pela autonomia do adolescente no processo de tomada de decisão.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: presentar una tecnología educativa en enfermería dirigida a adolescentes acerca de la vacunación contra el VPH basada en el modelo de promoción de la salud de Nola Pender. Método: estudio cualitativo, descriptivo, del tipo relato de experiencia acerca de la creación y aplicación de una tecnología educativa compuesta por dos estrategias de enseñanza acerca de la vacuna contra el Papilomavirus Humano. La investigación fue realizada en escuelas municipales vinculadas a la Estrategia de Salud de la Familia con adolescentes de 9 a 13 años. La muestra fue constituida por 157 adolescentes. Resultados: intervenciones de enfermería basadas en conocimiento científico y teórico se demuestran efectivas en relación a las actividades tradicionales repasadas de forma vertical y sin interacción. Conclusión: el uso de tecnologías educativas promovió un impacto positivo en la adquisición / apropiación de conocimiento por los adolescentes estudiados y señalan la necesidad de invertir en tecnologías educativas eficaces que priman por la autonomía del adolescente en el proceso de toma de decisión.pt_BR
dc.title.enEducational technology based on NOLA PENDER: promoting adolescent healthpt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_assantos.pdf587,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.