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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767
Type: | TCC |
Title: | Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento |
Authors: | Neves, Cícero Janderson Tavares |
Advisor: | Bertoncini, Bruno Vieira |
Keywords: | Transporte de carga rodoviário;Antipoluente;Análise de Investimento;Gestão de custos;Poluição atmosférica |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | NEVES, C. J. T. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo do trabalho foi avaliar o impacto financeiro do uso do Arla32 no custo do transporte rodoviário de carga. Com o crescente aumento da frota de veículos de TRC e consequentemente o aumento da poluição atmosférica, as normas do PROCONVE, Fase7 (veículos pesados - diesel), vêm a promover novas tecnologias no combate à emissão de poluentes. Assim, a tecnologia SCR faz uso do antipoluente Arla32 e corresponde a uma solução de uréia 32,5% de alta pureza diluído em água desmineralizada que tem como objetivo a redução na emissão dos óxidos de nitrogênio.Na ótica econômica e financeira é fundamental determinar ou estimar o acréscimo do custo deste antipoluente no transporte rodoviário de carga.Para atingir os objetivos desta pesquisa tem-se dois estudos de caso, no primeiro fora feito um levantamento dos principais custos de transporte rodoviário e com estes a construção de um mapa de custos para determinar o impacto do Arla32. No segundo estudo observou-se outras tecnologias custos de antipoluente.O impacto do Arla32 nos custos de transporte é pequeno, aproximadamente 1,40%, porém avaliando este como caixa e considerando uma frota acima de 20 caminhões o valor torna-se representativo para emprego do antipoluente. As análises de Investimento mostraram que ambas as alternativas apresentam boas viabilidades financeiras e devem ser implantadas. |
Abstract: | The aim of this work was to evaluate the financial impactof Arla32 in the road freight cost. With the increasing number of trucks and consequently increasing air pollution, PROCONVE standards,Stage 7 (heavy duty vehicles - diesel), come to promote new technologies to combat emissions. Thus, the SCR technology uses the Arla32 anti-pollutant and corresponds to a urea solution 32.5% high purity diluted with demineralized water which aims to reduce the emission of nitrogen oxides. In the economic and financial perspective it is essential to determine or estimate the cost of this anti-pollutant increase in road freight transport. To achieve the objectives of this research has two case studies, the first was made a survey of the main road transport costs and these costs to build a map to determine the impact of Arla32. In the second study we observed other anti-pollutant cost technologies. The impact of Arla32 in transportation costs is small, about 1.40%, but assessing this as cash and considering a fleet of over 20 trucks the value becomes representative for the use of anti-pollutant. The Investment analysis showed that both alternatives have good financial viabilityand must be implemented. |
Description: | NEVES, Cícero Janderson Tavares. Impacto do arla 32 nos custos de transportes de carga rodoviárias: estudo de caso com base em análise de investimento. 2016. 66 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção Mecânica)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35767 |
Appears in Collections: | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA - Monografias |
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