Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35616
Tipo: TCC
Título : Roube o look: a celebridade como modelo de identidade
Autor : Nepomuceno, Clara de Castro
Tutor: Costa, Rafael Rodrigues da
Palabras clave : Identidade;Celebridades;Consumo;Estilo de vida;Mimetismo
Fecha de publicación : 2018
Citación : Nepomuceno, C. C.; Costa, R. R. (2018)
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa tem como objetivo entender as relações entre pessoas comuns e celebridades durante a construção da autoidentidade em uma sociedade pós-tradicional, bem como a participação da mídia voltada para o nicho de celebridades – sobretudo do site brasileiro Steal The Look, escolhido como objeto de pesquisa – nesses processos. Para isso, analisamos quatro postagens: duas do site e duas do perfil Steal The Look no Instagram, utilizando conceitos como modernidade tardia, reflexividade, autoidentidade, fachada, projeto reflexivo do eu, narrativa particular, efeito colagem, pseudo-eventos, mimetismo, liderança carismática e sociedade de consumidores. Os conceitos estudados, bem como os critérios para a escolha dos posts, foram detalhados ao longo do trabalho para o melhor entendimento dos fenômenos abordados. Concluímos, afinal, que as relações de mimetismo entre indivíduos comuns e célebres são, de fato, encorajadas cotidianamente, mas sem nunca romper o distanciamento existente entre as duas posições sociais, como se poderia supor. Constatamos, também, que a construção de identidade leva em consideração preceitos morais estabelecidos e que as interações online promovidas em torno do assunto celebridades tendem a ser majoritariamente emocionais.
Abstract: This research's goal is to understand the relations between ordinary people and celebrities during the self-identity construction in a post-traditional society, as well as the role of media in the celebrities segment – mainly the Brazilian website Steal The Look, chosen as research object – in these processes. To achieve that, we use concepts as late modernity, reflexivity, self-identity, facade, reflexive project of the self, self-narrative, collage effect, pseudo-events, mimetism, charismatic leadership and society of consumers, all of this in order to better understand the phenomenon approached in this paper. We conclude, after all, that the relations of mimetism between ordinary individuals and celebrities are, indeed, encouraged routinely, but without ever erasing the distance between the two social positions, as could be supposed. We also verify that the de self-identity construction takes in consideration established moral precepts and that the online interactions in the “celebrities” subject tend to be mainly emotional.
Descripción : NEPOMUCENO, Clara de Castro. Roube o look: a celebridade como modelo de identidade. 2018. 95f. TCC (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2018.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35616
Aparece en las colecciones: JORNALISMO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_cdcnepomuceno.pdf3,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.