Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Marcos Antonio Martins-
dc.contributor.authorFreitas, João Brayam Rodrigues de-
dc.date.accessioned2018-09-06T14:43:10Z-
dc.date.available2018-09-06T14:43:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFREITAS, João Brayam Rodrigues de. Avaliação de necessidades de treinamento: proposição de instrumento para a Escola de Administração Fazendária no Ceará. 82f. 2018 - TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35554-
dc.description.abstractThis study represents a theoretical-empirical effort to propose the "Class Profile Identification Form (FIPT)" as training needs assessment instrument to educational events for School of Finance Administration in Ceará. Initially the Esaf/CE training needs assessment dynamics is explained as a school of government, analyzing its diagnostic process according Esaf's internal context, the Union Schools of Government System national context and the OECD Global Network of Schools of Government international context, also characterizing its relationship with customers and underlining allegedly integrated initiatives of its diagnostic enterprise. Next, client profile characteristics relevant to Esaf/CE ad hoc instructional decisions are correlated, and the implications of these characteristics in the instructional system are analyzed, especially in the didactic and curricular planning of educational events. Finally, the FIPT theoretical-conceptual substrate is discussed, examining its meaning in the TD&E area, its conformity with TNA, and its comprehensiveness within scope of the MAIS Model and IMPACT Model, performing convergent analyzes between the specialized knowledge of TD&E in the Work and Organizations and the contributions of Education - namely of adult professional learning and educational evaluation, provided by David Kolb and Benjamin Bloom. The study overall results i) indicate that the former background of the investigated, previous to the use of the FIPT, harbored practices of aggravation to the model standardized by Esaf, regarding the primary stage of identification of training needs, since the diagnosis was not carried out by the client and neither assumed by the unit in Ceará; ii) emphasize the influence of the manifestation of individual differences in the development and implementation of educational events, highlighting four characteristics of the clientele profile relevant to Esaf/CE ad hoc instructional decisions and; iii) attest that the FIPT complies with the conceptual-methodological regulation of the training needs assessment instrument, at the individual level, when considering all the variable-criteria and the explanatory variable "Customer Profile". Finally, study limits and recommendations for future enhancements are underlined.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação de necessidades de treinamentopt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectEscola de governopt_BR
dc.subjectTraining needs assessmentpt_BR
dc.subjectDiagnostic evaluationpt_BR
dc.subjectSchool of governmentpt_BR
dc.titleAvaliação de necessidades de treinamento: proposição de instrumento para a Escola de Administração Fazendária no Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho representa um esforço teórico-empírico de proposição do “Formulário de Identificação do Perfil de Turma (FIPT)” como instrumento de avaliação de necessidades de treinamento, para os eventos educacionais da Escola de Administração Fazendária no Ceará. Inicialmente explica-se a dinâmica de avaliação de necessidades de treinamento da Esaf/CE enquanto escola de governo, analisando seu processo diagnóstico à luz do contexto interno da Esaf, do contexto nacional do Sistema de Escola de Governo da União e do contexto internacional da OECD Global Network of Schools of Government, caracterizando também sua relação com os clientes e sublinhando iniciativas pretensamente integradas de seu empreendimento diagnóstico. Seguidamente são correlacionadas características do perfil da clientela relevantes para as decisões instrucionais ad hoc da Esaf/CE, sendo analisadas as implicações dessas características no sistema instrucional, especialmente nas planificações didáticas e curriculares dos eventos educacionais. Por fim, discute-se o substrato teórico- conceitual do FIPT, examinando o seu significado na área de TD&E, sua conformidade com ANT, e sua abrangência no âmbito do Modelo MAIS e Modelo IMPACT, realizando análises convergentes entre o saber especializado de TD&E nas Organizações e Trabalho e as contribuições da Educação – nomeadamente da aprendizagem profissional de adultos e da avaliação educacional, aportadas em David Kolb e Benjamin Bloom. Os resultados globais do estudo i) indicam que o background pregresso da investigada, anterior à utilização do FIPT, albergava práticas de agravo ao modelo normatizado pela Esaf, no concernente à etapa primária de identificação de necessidades de capacitação, dado que o diagnóstico não era efetivado pelo cliente e nem assumido pela unidade no Ceará; ii) enfatizam a influência da manifestação de diferenças individuais no desenvolvimento e implementação dos eventos educacionais, destacando quatro características do perfil da clientela relevantes para decisões instrucionais ad hoc da Esaf/CE e; iii) atestam que o FIPT atende ao regramento conceitual- metodológico de instrumento de avaliação de necessidades de treinamento, no nível do indivíduo, ao contemplar todas as varáveis-critério e a variável explicativa “Perfil da Clientela”. Finalmente, são sublinhados limites do estudo e recomendações para aprimoramentos futuros.pt_BR
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_jbrfreitas.pdf2,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.