Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35519
Type: Dissertação
Title: As contribuições do Grupo Doce Melodia através do ensino coletivo de instrumento musical: o caso dos estudantes do ensino fundamental da EEIF Constância de Sousa Muniz.
Authors: Carvalho, Maria do Livramento
Advisor: Stervinou, Adeline Annelyse Marie
Keywords: Ensino coletivo;Música na escola;Grupo Doce Melodia;Collective learning;Music in the school
Issue Date: 2018
Citation: CARVALHO, Maria do Livramento. As contribuições do Grupo Doce Melodia através do ensino coletivo de instrumento musical: o caso dos estudantes do ensino fundamental da EEIF Constância de Sousa Muniz. 2018. 85f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa realizada na instituição pública de ensino Constância de Sousa Muniz, localizada no município de Cruz/CE, apresenta as contribuições da prática musical vivenciada no grupo Doce Melodia a partir da metodologia do Ensino Coletivo de Instrumento Musical (ECIM) no desenvolvimento escolar dos alunos. O objetivo geral dessa pesquisa é investigar as influências da prática do grupo Doce Melodia a partir da metodologia do ECIM, observando suas contribuições no desenvolvimento dos participantes em relação ao interesse e rendimento dentro do contexto da escola. Buscando-se confirmar a hipótese de que o grupo Doce Melodia através da metodologia do ECIM pode influenciar positivamente no desenvolvimento escolar dos alunos participantes, referências tratando dessa metodologia de ensino serão utilizadas nesta pesquisa para ter maiores conhecimentos sobre sua utilização e suas contribuições. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo método utilizado é o Estudo de Caso, no qual os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado com as professoras do ensino regular das turmas do 4º e 5º ano dos alunos participantes do grupo, assim como um questionário e uma entrevista semiestruturada com esses mesmos alunos. Em termos de análise e interpretação dos dados coletados nesta pesquisa, possibilitou-se a compreensão das influências que a prática musical vivenciada no grupo Doce Melodia pelo viés da metodologia do Ensino Coletivo proporciona ao desenvolvimento escolar dos alunos participantes.
Abstract: This research, accomplished in the public school Constancia de Sousa Muniz, located in Cruz (Ceará), presents the contributions of the methodology of Collective Teaching of Musical Instrument (CTMI) in school development of the students, based on the musical practice experienced in the Doce Melodia group. The main objective of this research is to investigate the influences of the CTMI practice within the group Doce Melodia, observing its contributions on the participants‟ development, observing contributions concerning to their interest and school performance in the school context. Seeking to confirm the hypothesis that the CTMI influences school development on participants of Doce Melodia group, we will use references about this teaching methodology, in order to get knowledge about its use and its benefits. It is a qualitative research, whose method is the case study, in which the data were collected through a questionnaire applied with teachers of regular education in the classes of 4th and 5thgrades whose studentswere involved on the group, as well as a questionnaire and an interview with thosestudents. In terms of analysis and interpretation of the data collected in this research, it was possible to understand the influences that the musical practice using the methodology of the Collective Teachinghad in the group DoceMelodia and offered to the school development of the participant students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35519
Appears in Collections:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_mdlcarvalho.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.