Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Rui Martinho-
dc.contributor.authorSilva Júnior, Roberto da-
dc.date.accessioned2018-09-05T18:08:57Z-
dc.date.available2018-09-05T18:08:57Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSilva Júnior, R.; Rodrigues, R. M. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35510-
dc.descriptionSILVA JÚNIOR, Roberto da. Instituto Carneiro Mendonça: histórias, memórias e práticas educativas.2018. 273f. -Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza, (CE), 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInstituto Carneiro de Mendonçapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMemória e Educação Correcionalpt_BR
dc.subjectMemoria y Educación correccionalpt_BR
dc.subjectHistoriapt_BR
dc.titleInstituto Carneiro Mendonça: histórias, memórias e práticas educativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, com o crescimento populacional e urbano, a partir do século XX, emerge a figura do marginal, do delinquente, do menor abandonado e do indivíduo a ser corrigido. Tanto a sociedade quanto o Estado intensificam sua preocupação com a educação, regeneração e correção da juventude. Do ponto de vista político, a recém instaurada República tecia e estruturava os símbolos de um novo país sob o fabordão da “ordem” e do “progresso”. As ideias de nação, patriotismo e a corrida pela industrialização provocam combates a tudo que se alinha com a incivilidade, improdutividade e imoralidade. A noção positivista de “ordem” e “progresso”, emblemada na bandeira republicana brasileira, corrobora para a ideia de disciplina, norma e ordem familiar em prol do desenvolvimento do país. A delinquência e a ociosidade são vistas como empecilhos a esse desenvolvimento e, por isso, precisam ser combatidas. O objeto da presente investigação é a história, memória e práticas educativas do Instituto Carneiro de Mendonça, instalada em 1935, no Município de Maranguape-CE (hoje Maracanaú). A criação dessa instituição educacional correcional é feita no contexto das deposições dos governadores e a nomeação de interventores de confiança do presidente Getúlio Vargas para o governo de cada Estado. A demarcação temporal estabelecida nesta pesquisa representa os anos compreendidos entre sua criação e o encerramento de suas atividades no final dos anos 1960. O objetivo deste estudo é compreender a constituição da história e das práticas educativas no Instituto Carneiro de Mendonça, instituição escolar que tinha como principal missão a preservação, regeneração e formação profissional de menores de 8 a 17 anos de idade. As fontes de pesquisa utilizadas foram: Relatório do Interventor Federal Carneiro de Mendonça; Redes Sociais da Internet, como Blogs e Facebook; o Jornal Diário da Tarde; o Jornal O Democrata; o Jornal O Nordeste; o Jornal Unitário; o Jornal Gazeta de Notícias; fotografias da escola e dos participantes da pesquisa; documentos pessoais e entrevistas de alunos (as), professoras e “grandes testemunhas”. O referencial teórico-metodológico se fundamenta na história narrativa densa, em especial nos escritos de Barbara Tuchman (1995). Constatou-se que há inúmeras facetas imbricadas na constituição histórica das práticas educativas desenvolvidas no Instituto Carneiro de Mendonça. A pesquisa revelou que a escola, na realidade era organizada por meio dos princípios da disciplina, moral e trabalho e, a despeito disso, na realidade trouxe benefícios para seus alunos e comunidade local. A pesquisa mostrou que a escola não pode ser rotulada como a escola que simboliza a pedagogia do medo e uma instituição total de disciplina. Apesar de ser uma escola que ficou conhecida como uma instituição exemplar de disciplina, trabalho e religiosidade, as transgressões ocorreram como forma de adaptação e criação humana dentro de um contexto de jogos de interesses e volições humanas. A pesquisa demonstrou que o Instituto Carneiro de Mendonça desempenhou com eficácia a sua função social ao longo de sua trajetória. A relevância dessa pesquisa foi o de possibilitar adentrar no mundo subjetivo de significações, não se restringindo aos documentos oficiais e virtuais que tratam da escola.pt_BR
dc.description.abstract-esEn Brasil, con el crecimiento poblacional y urbano, a partir del siglo XX, emerge la figura del marginal, del delincuente, del menor abandonado y del individuo a ser corregido. Tanto la sociedad como el Estado intensifican su preocupación por la educación, la regeneración y la corrección de la juventud. Desde el punto de vista político, la recién instaurada República estructuraba los símbolos de un nuevo país basado en el lema: "orden y progreso". Las ideas de nación, patriotismo y industrialización provocan combates a todo lo que se alinea con la incivilidad, improductividad e inmoralidad. La noción positivista de "orden y progreso", emblemada en la bandera republicana brasileña, corrobora para la idea de disciplina, norma y orden familiar en favor del desarrollo del país. La delincuencia y la ociosidad se ven como impedimentos a ese desarrollo y, por lo tanto, hay que ser combatido. El objeto de la presente investigación es la historia, memoria y prácticas educativas del Instituto Carneiro de Mendonça, instalada en 1935, en el Municipio de Maranguape-CE (hoy Maracanaú). La creación de esa institución educativa correccional se hace en el contexto de las deposiciones de los gobernadores y el nombramiento de interventores de confianza del presidente Getúlio Vargas para el gobierno de cada Estado. La demarcación temporal establecida en esta investigación representa los años comprendidos entre su creación y el cierre de sus actividades a finales de los años 1960. El objetivo de este estudio es comprender la constitución de la historia y de las prácticas educativas en el Instituto Carneiro de Mendonça, institución escolar que tenía como principal misión la preservación, regeneración y formación profesional de menores de 8 a 17 años de edad. Las fuentes de investigación utilizadas fueron: Informe del Interventor Federal Carneiro de Mendonça; Redes Sociales de Internet, como Blogs y Facebook; el Diario de la Tarde; el Diario El Demócrata; el Diario O Nordeste; el Diario Unario; el diario Gazeta de Notícias; fotografías de la escuela y de los participantes de la investigación; documentos personales y entrevistas de alumnos (as), profesoras y "grandes testigos". El referencial teórico-metodológico se fundamenta en la historia narrativa densa, en especial en los escritos de Barbara Tuchman (1995). Se constató que hay innumerables facetas imbricadas en la constitución histórica de las prácticas educativas desarrolladas en el Instituto Carneiro de Mendonça. La investigación reveló que la escuela, en realidad era organizada por medio de los principios de la disciplina, moral y trabajo, y, a pesar de ello, en realidad traía beneficios para sus alumnos y comunidad local. La investigación mostró que la escuela no puede ser etiquetada como la escuela que simboliza la pedagogía del miedo y una institución total de disciplina. A pesar de ser una escuela que se conoció como una institución ejemplar de disciplina, trabajo y religiosidad, las transgresiones ocurrieron como forma de adaptación y creación humana dentro de un contexto de juegos de intereses y voliciones humanas. La investigación demostró que el Instituto Carneiro de Mendonça desempeñó con eficacia su función social a lo largo de su trayectoria. La relevancia de esta investigación fue el de posibilitar adentrarse en el mundo subjetivo de significaciones, no restringiéndose a los documentos oficiales y virtuales que tratan de la escuela.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tese_rsilvajunior.pdf9,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.