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Tipo: Dissertação
Título: Vivências e aprendizagens de jovens LGBT+ sobre si na escola e na internet
Autor(es): Oliveira, Jefferson Cavalcante de
Orientador: Rodrigues, Eduardo Santos Junqueira
Palavras-chave: Gêneros e Sexualidades;Hibridação;Agência;Internet;Escola
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Jefferson Cavalcante de. Vivências e aprendizagens de jovens LGBT+ sobre si na escola e na internet - UFC. 2018. 170f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O estudo teve como objetivo compreender como um grupo de estudantes LGBT+ de uma escola pública de Fortaleza, no Ceará, vivenciou – individualmente e coletivamente – as questões de gêneros e sexualidades no ambiente físico da escola e na internet. Partiu-se de uma perspectiva teórica que considera a formação de sujeitos ciborgue (HARAWAY,2009; LEMOS, 1999; SIQUEIRA;MEDEIROS,2011) a partir do hibridismo entre suas as vivências na presencialidade e na virtualidade. Na cibercultura, o sujeito ciborgue encontra, em seus percursos ciber-autoformadores (ALAVA, 2002), recursos informativos e interativos que possibilitam o acesso, a criação e o compartilhamento de saberes e vivências sobre gêneros e sexualidades. Assim, pode refletir criticamente sobre si, sobre seu contexto, empoderar-se (HOROCHOVSKI;MEIRELLES,2007) e exercer sua agência (ORTNER,2007). O estudo realizado foi de caráter qualitativo, contemplando elementos da pesquisa etnográfica, e abrangeu o contexto presencial da escola pública, o grupo virtual criado em um aplicativo de mensagens pelos participantes e suas vivências na internet. Os dados foram construídos com os participantes e coletados entre os meses de Junho de 2017 e Março de 2018 por meio da observação participante presencial e virtual dos participantes do estudo e também por meio de entrevistas presenciais. A análise dos dados se deu a partir de dois eixos temáticos relacionadas às vivências dos participantes: as (des)construções de si em redes híbridas, que geraram a descrição e a análise das vivências híbridas e processos pelos quais os participantes foram se reconhecendo enquanto sujeitos LGBT+ e se tornando mais conscientes de si; e as (des)construções do “nós” em redes híbridas, que geraram a descrição e a análise de vivências em que esses participantes se articularam em torno de um grupo, o Coletivo LGBT+ na escola e na internet, e como atuaram para criar experiências para si e para outros. Os resultados revelaram que, a partir dessas interações em redes virtuais e físicas, por onde teceram saberes, experiências, afetividades, solidariedade e culturas, os participantes se tornaram mais conscientes de si, se empoderaram e se perceberam capazes de propor mudanças significativas e de agir em seus contextos, particularmente na escola pública. Além disso, permitiram compreender como os espaços virtuais se configuram hoje espaços de experiências, criações, trocas e aprendizagens ciber-autoformadoras para os estudantes LGBT+ e como permitem a eles construírem outras e diversas trajetórias em suas experiências também no ensino formal.
Abstract: This work had as an objective to comprehend how a group of LGBT+ students from a school situated in Fortaleza (a state in the northeast part of Brazil) went through questions of gender and sexuality – individually and collectively – in the formal school and on the internet. The research started from a theoretical perspective which considers the cyborg individuals formation (HARAWAY,2009;LEMOS,1999;SIQUEIRA;MEDEIROS,2011) parting from the hybridism between their experiences in presence and virtuality. In cyberculture, the cyborg suject finds in his cyber self-instructor trajectories (ALAVA,2002) the informative and interactive resources that allow the access, and the creation and sharing of knowledge and experiences about genres and sexualities. Thus, he can reflect critically on himself, on his context, empower himself (HOROCHOVSKI; MEIRELLES,2007) and exercise their agency (ORTNER,2007). This was a qualitative study, considering elements of the ethnographic research, and covered the classroom context of the public school, the virtual group created by the participants in a message application and their experiences on the internet. The data were constructed with the participants and collected between June 2017 and March 2018 by means of participant and virtual participant observation of the study participants and also through face-to-face interviews. The analysis was based on two thematic axes related to the participants experiences: the self- (de)constructions on hybrid networks, which generated the description and analysis of the hybrid experiences and processes by which the participants were recognized themselves as LGBT+ individuals and became more self-conscious; and the (de)constructions of "we" in hybrid networks, which generated the description and analysis of experiences in which these participants articulated themselves around a group, the LGBT+ Collective in the school and in the internet, and how they took actions to generate experiences for themselves and for others. The results revealed that the participants became more aware of themselves, empowered and realized that they were able to suggest significant changes and to act in their contexts, particularly in the public school. We believe that it was possible because of the interactions in virtual and physical networks, through which they were able to weave knowledge, experiences, affectivity, solidarity, and to be in contact with various cultures. In addition, they allowed us to understand how virtual spaces are, nowadays, spaces of experiences, creations, exchanges and cyber auto-forming learning for LGBT+ students and how they allow them to build other diverse trajectories in their experiences also in formal education
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35487
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