Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35404
Tipo: Tese
Título: As contribuições da ação docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Jaguaruana-CE
Autor(es): Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Contribuição docente;Avaliação;Indicador de desempenho discente
Data do documento: 2018
Citação: Carvalho, D. A. B.; Trompieri Filho, N. (2018)
Resumo: A eficiência, a eficácia escolar e os fatores que as determinam são pautas de debates entre especialistas e se constituem como elementos desafiadores para o desenvolvimento de modelos avaliativos que possibilitem estimar a contribuição da atividade docente com base no desempenho de alunos. Desse modo, a tese intitulada: As contribuições da ação docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no município de Jaguaruana-CE avaliou a influência da ação docente, em seu contexto de atuação, sobre o desempenho discente mediante a percepção do professor em comparação com os indicadores em Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais de Jaguaruana- CE. A pesquisa foi realizada com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos professores, numa abordagem quantiqualitativa apoiada na pesquisa do tipo documental e de campo em que a discussão esteve fundamentada nas contribuições de Stufflebeam (1971), tendo como referência o modelo CIPP - Contexto, Insumos, Processos e Produto e os documentos oficiais que regimentam as diretrizes de formação de professores (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). Para estimar a contribuição do professor com base no desempenho de alunos, recorreu-se ao uso de questionário destinado aos docentes com a finalidade de avaliar o contexto, os insumos e o processo em que o ensino acontece, bem como observou-se o produto obtido pelo desempenho dos alunos obtido nos exames de diagnóstico inicial (PAIC, 2015) e final em Língua Portuguesa e Matemática. A validade de conteúdo dos instrumentos foi determinada pelos coeficientes de precisão, erro padrão da medida e verificação do efeito de halo, assim como o comportamento da distribuição dos escores nos testes em Língua Portuguesa e Matemática. Corroborando com o estudo ainda, evidenciou-se a distribuição das variáveis contidas no questionário aplicado aos docentes por meio da estatística descritiva e verificou-se as relações significativas entre as variáveis de ambos instrumentos aplicados, para a realização da técnica da Regressão Linear Múltipla. O estudo indicou que as contribuições do professor para o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática podem ser explicadas pela assiduidade do aluno, as práticas pedagógicas em que o aluno interage, experimentando diferentes ações como coleta de informações, recorte, manipulação, exploração de conteúdos para resolver problemas, bem como quanto for menor a necessidade de aperfeiçoamento profissional sobre Metodologias de avaliação do aluno e de formação específica para trabalhar com estudantes com deficiência ou necessidades especiais. Em matemática acrescentou-se, ainda, a participação do professor em cursos e metodologias de ensino em sua área de atuação, bem como se sugere um modelo analítico que incorpora as variáveis do perfil do professor, de seu contexto de atuação e do desempenho dos alunos para investigar as contribuições do docente no desempenho discente.
Abstract: Efficiency, school effectiveness, and the factors that determine them has been debated among specialists and constitute challenging elements for the development of evaluative models that make it possible to estimate the contribution of teaching activity based on student performance. Therefore, the thesis entitled: The contributions of the teaching activity to the indicators of student performance in the initial years of Elementary School in Jaguaruana-CE evaluated the influence of the teaching action, in its action on student performance through the perception of the teacher in comparison with the indicators in Portuguese Language and Mathematics of Primary Education in municipal public schools in Jaguaruana-CE. The research was applied with students from 2nd to 5th year of Elementary School and their respective teachers, in a quantitative and qualitative approach based on documentary and field research, in which the discussion was based on the contributions of Stufflebeam (1971). CIPP - Context, Inputs, Processes and Product and the official documents that govern the guidelines for teacher training (BRASIL, 2002, 2015), (INEP, 2014). To estimate the teacher's contribution based on student performance, a questionnaire was applied with the purpose to evaluate the context, the inputs and the process where the teaching action takes place, as well as the product obtained (PAIC, 2015) and final exam in Portuguese Language and Mathematics. The validity of the instruments content was determined by the coefficients of precision, error of the measurement pattern and verification of the halo effect, as well as the distribution of scores in the tests in Portuguese and Mathematics. Corroborating with the study, the distribution of the variables contained in the questionnaire applied to the teachers through descriptive statistics and verified the significant relationships between the variables of both instruments applied to the Multiple Linear Regression technique was evidenced. The study pointed the teacher's contributions to student performance in Portuguese and Mathematics can be explained by student's attendance, pedagogical practices in which the student interacts, experimenting different actions such as information gathering, clipping, manipulation, content exploration to solve problems, as well as the less need for professional development on student assessment methodologies and specific training to work with students with disabilities or special needs. In mathematics, the teacher's participation in courses and teaching methodologies in his area of action was also added, as well as an analytical model that incorporates the variables of the teacher's profile, its context of performance and the students' performance to investigate the teacher's contributions to student performance.
Descrição: CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. As contribuições da ação docente para os indicadores de desempenho dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Jaguaruana-CE - UFC. 2018. 160f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35404
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tese_dabcarvalho.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.