Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3538
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNascimento, Raimundo Benedito do-
dc.contributor.authorMatos, Márcia Melo de-
dc.date.accessioned2012-07-27T12:01:35Z-
dc.date.available2012-07-27T12:01:35Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMatos, M. M.; Nascimento, R. B. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3538-
dc.descriptionMATOS, Márcia Melo de. Egressos de inclusão digital: estudo avaliativo. 2006. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.description.abstractTo involve one in the Information Society, besides the necessity for access to the Internet, it is necessary for one to be advised in its correct use and the benefits that modern technology have gives us. It is therefore vital for the human persons to be made capable of communication through reading, speaking, operating electronic equipment, including the computer connected to the Internet, where the information and awareness of its use will make all the difference for the user’s insertion in contemporary society. It is important to emphasize the existence of courses concerning the utilization in telecommunication programs and projects including digital projects, in such a manner that those using the computer will be well advise in the use of their computers after having access to the Internet, thus bettering their life quality. With this in mind the present study has as its objective: to access the repercussions of the course “Basic Notions for the use of the Internet” as developed by Program for Digital Inclusion of the CCBNB, on those who completed the course. The research was a Case Study of an interpretative epistemological position and of a quali-quantitative nature. The method for collecting the data was a research survey in transversal cuts of an exploratory nature. The sample up of 54 students who completed the course. We verified in the testimonies of those questioned that the effects of the course gave them hope to be employed in the communications work force. Those who concluded the course also found it is easier to use diversification Internet as a form of learning using telecommunication as an incentive and facilitator. This transformation was achieved through an education that stimulated the students concerning the necessities they have that might be helped by the use of technology. This justifies the importance of include on digital literacy courses the discussion of why and how one ought to use the Internet. It was also noted from the repercussion produced by the course that it bettered the self-esteem of those who concluded it. It I therefore necessary to have an assessment of the value and efficiency of programs of digital inclusion for their improvement and the transparency of the financial resources invested in them, and above all, to verify the level of technological fluency of those concluded the coursept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br/pt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectTelecentrospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de programas sociaispt_BR
dc.subjectAvaliação de eficácia e eficiênciapt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTelecenterspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectAssessment of social programspt_BR
dc.subjectAssessment of efficacious and efficiencypt_BR
dc.subjectCentro Cultural Banco do Nordeste - Ex-alunos - Emprego - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFormação profissional - Avaliação - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.titleEgressos de inclusão digital: estudo avaliativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara inserir o indivíduo na Sociedade da Informação, além de democratizar o acesso a Internet é preciso fornecer orientação para o uso consciente dos benefícios que a tecnologia pode lhe proporcionar. Por isso, torna-se imprescindível capacitar o ser humano para a comunicação mediante a leitura, escrita e fala; para operacionalização de equipamentos eletrônicos, incluindo-se aí o computador conectado à Internet, onde a informação e a consciência de seu emprego serão os diferenciais para o processo de inserção desse sujeito na sociedade contemporânea. Isso enfatiza a existência de cursos sobre a utilização da telemática em programas/projetos de inclusão digital, de maneira que os usuários possam ter condições de acessar à Internet e utilizar o computador com autonomia, melhorando a qualidade de vida. Sendo assim, este estudo teve como objetivo: avaliar as repercussões que o curso Noções básicas de utilização da Internet, desenvolvido pelo Programa de Inclusão Digital do CCBNB produziu em seus egressos. A pesquisa utilizou o Estudo de Caso de posição epistemológica interpretativa e abordagem quali-quantitativa. Como método de coleta de dados, optou-se pela pesquisa survey em corte transversal, de natureza exploratória. A amostra da pesquisa foi constituída por 54 egressos. Verificou-se nos depoimentos que as repercussões na inserção no mercado de trabalho sobre os egressos mostrou-se importante para renovar suas esperanças de conseguir espaço no mercado de trabalho. As expectativas dos concludentes em relação à Internet estão voltadas para a melhoria e diversificação na forma de aprender, utilizando a telemática como facilitadora e incentivadora. Essa transformação se consegue por meio de uma educação que estimule a reflexão dos egressos sobre quais necessidades ou problemas possuem e que podem ser mais bem solucionados ou atendidos mediante a tecnologia, o que salienta a importância de se incluir nos cursos de alfabetização digital a discussão sobre para que e por que se deve utilizar a Internet. Percebeu-se que a maior repercussão produzida pelo curso nos egressos foi a elevação de sua auto-estima, evidenciada em quase todos os depoimentos. Isso ressaltou a importância de se inserir avaliações de eficácia e eficiência nos programas de inclusão digital, contribuindo para o seu aprimoramento, dando transparência aos recursos financeiros investidos e, sobretudo, possibilitando avaliar como se apresenta o nível de fluência tecnológica dos egressos, que deve ser o principal objetivo desses programaspt_BR
dc.title.enEgress of digital inclusionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_mmmatos.pdf396,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.