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dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorAlexandrino, Manuel Carvalho-
dc.date.accessioned2012-07-27T11:58:42Z-
dc.date.available2012-07-27T11:58:42Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationAlexandrino, M. C. ; Trompieri Filho, N. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3536-
dc.descriptionALEXANDRINO, Manuel Carvalho. Construção de um teste de raciocínio concreto: estudo avaliativo. 2011. 245f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe investigation completed a stage of the validation of the Test of Concrete Reason (TRC) for the student population with the use of educational games (concrete materials) for students of 13 to 15 years of the 8th and 9th years of the fundamental teaching. Was it carried out the factorial analysis and the test it presented three factors in the construction of the fundamental structures (establishment of properties and relationships present in the concrete materials, discrimination of the characteristic attributions of the games and convergences of the schemes for the solution of the contained puzzles in the games) and two factors in the behavior (behaviors related to the realization of the task and behaviors related to the toy). Resultant of the factorial analysis in the mental structures the coefficient of precision was 0,90 (α de Cronbach)*, standard error of measurement equal to 1.75, corresponding to 2,9% of the total amplitude of the scale of measure of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 9,49 corresponding to the value of the standard normal variable z = 3,8, in other words, there is an opportunity of 99,9% of the punctuation obtained in to the TRC to present an error of inferior measure to standard error of measurement; and in the factors related to the behavior lúdico the coefficient of precision was of 0,98 (α de Cronbach)*, the estandart error of the measure similar to 0,68, corresponding to 1,2% of the total amplitude of the punctuation in the test; and coefficient of sensibility γ2 = 6,66, that is to say, there is a possibility of 99,4% of the punctuation obtained in the TRC to present error of inferior measure to the standart error of the measure. The Test of Concrete Reason showed validate and precision for the use in the student population, being of great value for investigation in psychology and education, more specifically, in to the diagnosis of difficulties of students' of the fundamental teaching learning, in the age group of six-12 years.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectInteligênciapt_BR
dc.subjectAvaliação Diagnósticapt_BR
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectRaciocínio concretopt_BR
dc.subjectTestept_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectDiagnostic evaluationpt_BR
dc.subjectConcrete Operational reasonpt_BR
dc.subjectTestpt_BR
dc.subjectPsychometricspt_BR
dc.subjectTeste de Raciocínio Concreto - Validadept_BR
dc.subjectRaciocínio(Psicologia) - Testes - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectTestes psicológicos para crianças - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino fundamental - Avaliaçãopt_BR
dc.titleConstrução de um teste de raciocínio concreto - estudo avaliativopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa cumpriu uma etapa da validação do Teste de Raciocínio Concreto (TRC) para a população estudantil com o uso de jogos educativos (materiais concretos) para alunos de 13-15 anos das 8ª e 9ª séries do ensino fundamental. Foi realizada a análise fatorial e o teste apresentou três fatores nos construtos das estruturas mentais (estabelecimento de propriedades e relações presentes nos materiais concretos, discriminação dos atributos característicos dos jogos e convergências dos esquemas para a solução do enigma contido nos jogos) e dois fatores no comportamento (comportamentos relacionados à realização da tarefa e comportamentos relacionados com o brinquedo). Resultante da análise fatorial nas estruturas mentais o coeficiente de precisão foi 0,90 (α de Cronbach)*, erro padrão de medida igual a 1,75, correspondendo a 2,9% da amplitude total da escala de medida do escore no teste e coeficiente de sensibilidade γ2 = 9,49 correspondendo ao valor da variável normal padrão z = 3,8, ou seja, há uma chance de 99,9% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrão da medida; e nos fatores relacionados ao comportamento lúdico o coeficiente de precisão foi 0,98 (α de Cronbach)*, o erro padrão de medida igual a 0,68, correspondendo a 1,2% da amplitude total do escore no teste; e coeficiente de sensibilidade γ2 = 6,66, ou seja, há uma chance de 99,4% do escore obtido no TRC apresentar erro de medida inferior ao erro padrão da medida. O Teste de Raciocínio Concreto mostrou validade e precisão para uso na população estudantil, sendo de grande valor para pesquisa em psicologia e educação, notadamente, no diagnóstico de dificuldades de aprendizagem de alunos no ensino fundamental, na faixa etária seis-12 anos.pt_BR
dc.title.enConstruction of a concrete reasoning test - evaluation studypt_BR
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