Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366
Tipo: Capítulo de Livro
Título : História escolar: desafios e possibilidades
Autor : Furtado Filho, João Ernani
Palabras clave : História;História das gerações;Didática
Fecha de publicación : 2008
Citación : FURTADO FILHO, João Ernani. História escolar: desafios e possibilidades. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 299-317.
Resumen en portugués brasileño: Georg Friedrich Creuzer considerou, em 1803, que "a finalidade didática é incompatível com a História'". A afirmação do especialista em antiguidades assentava na constatação de que a história teria que ser "considerada e explicada novamente por cada geração da humanidade que avança'". Entendia-se como matéria da história um passado, a cada dia, cumulativo; porém, alguns perceberam como não meramente cumulativas as conquistas do conhecimento histórico, na medida em que cada nova geração teria que retomar, de acordo como suas vivências e projeções, tentativas de entendimento de personagens e circunstâncias. A tendência a fazer progredir os estudos a partir do ponto deixado pelos antecessores parecia, nesse caso, sucumbir à sensação de que o melhor seria iniciar novo trajeto, norteado pelos interesses e contextos contemporâneos. Não se tratava, simplesmente, de elucidar ou corrigir (a partir da aparição de novos indícios) pequenos aspectos das explicações havidas, ou de concentrar esforços no exame de tempos mais próximos; mas de, frequentemente, decidir pela insuficiência ou incorreção do que se sabia.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35366
ISBN : 978 85 748 5137 2
Aparece en las colecciones: DHIS - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2008_capliv_jefurtadofilho.pdf9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.