Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35365
Tipo: Capítulo de Livro
Título: História do Brasil e Portugal: o ensino do atraso educacional na obra de Fernando de Azevedo e Rômulo de Carvalho
Autor(es): Cavalcante, Maria Juraci Maia
Palavras-chave: Base discursiva;História Educacional de Portugal;Organização de programas de estudo e/ou manuais escolares
Data do documento: 2008
Citação: CAVALCANTE, Maria Juraci Maia. História do Brasil e Portugal: o ensino do atraso educacional na obra de Fernando de Azevedo e Rômulo de Carvalho. In: RIOS, Kênia Sousa; FURTADO FILHO, João Ernani (orgs). Em tempo: história, memória, educação. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 247-261.
Resumo: O presente estudo busca compreender a base discursiva inscrita nas cronologias e critérios de periodização da História Educacional de Portugal, com o intuito de estabelecer uma relação de comparação com os marcos temporais da História Educacional do Brasil. O ponto de partida da sua formulação se deveu à constatação de uma disposição muito recorrente, nas primeiras gerações de historiadores da educação brasileira, de avaliar o passado sob o viés de uma apreciação relativa a uma suposta "instalação tardia" de escolas na então colônia portuguesa. Leva, portanto, em consideração uma periodização já consagrada e repisada por algumas iniciativas de configuração da visão de longa duração, seja com o intento de investigação histórica e/ou de ensino, através da organização de programas de estudo e/ou manuais escolares. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35365
ISBN: 978 85 748 5137 2
Aparece nas coleções:DHIS - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_capliv_mjmcavalcante.pdf6,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.