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dc.contributor.advisorRech, Hildemar Luiz-
dc.contributor.authorOliveira, Mara Rita Duarte de-
dc.date.accessioned2012-07-27T11:37:57Z-
dc.date.available2012-07-27T11:37:57Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mara Rita Duarte de. As relações da parceria público-privada: a experiência do Campus Universitário de Marabá com a Companhia Vale. 2010. 180f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3532-
dc.description.abstractThis study aims at understanding the institution of public-private partnership between the campus and the Vale of Marabá and its implications for the academic life, especially for the autonomy of the university campus. Based on the goal presented to demonstrate the analytical categories: public, private and university productivist and empirical categories: university autonomy and participation for deepening the theoretical analysis. In the process of conducting methodological research undertaken was chosen qualitative approach with the methodological bias of the research participant. The production of this study was constructed from the dialogue with various bibliographic and documentary sources, besides the utilization of collected data such as interviews, questionnaires and forms. The reflections presented indicate that the fragility of teacher participation to some extent, involved the university autonomy, no one presented the letter of law, but autonomy built by participating in public space, the construction of the dialogue of misunderstanding and the maturity of the discourse of consensus established by the political police of the cancellation of the speech of subjects within the democratic space. The theoretical approaches in the text are marked by utopia and passion in defense of the Public University in this respect must be recognized that the university does not change by itself on one-way street, however, it has been modified by historical contingencies that determine its direction, believing that ability to change constantly and it was hoped that the "Era of PPPs" be confronted and transformed with common sense, team work, ethics, and especially with purposeful and transformative political action.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectAutonomia Universitária e Participaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Produtivistapt_BR
dc.subjectParceria Público-Privadapt_BR
dc.subjectIntegração Formação Profissional-Mercado de Trabalho - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Parceriapt_BR
dc.subjectIntegração Universidade-Empresapt_BR
dc.subjectAutonomia Universitáriapt_BR
dc.subjectRelação Universidade-Estado - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectRelação Público-Privadopt_BR
dc.subjectPúblico e Privado em Educação - Marabá (PA)pt_BR
dc.subjectUniversity Autonomy and Participationpt_BR
dc.subjectProductivistpt_BR
dc.subjectPublic-Private Partnershippt_BR
dc.titleAs relações da parceria público-privada: a experiência do Campus Universitário de Marabá com a Companhia Valept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objetivo central compreender a instituição da parceria público-privada entre o Campus Universitário de Marabá e a Companhia Vale e suas implicações para a vida acadêmica, em especial para a autonomia universitária do Campus. Com base no objetivo apresentado, evidenciam-se as categorias analíticas: público, privada e universidade produtivista e as categorias empíricas: autonomia universitária e participação para aprofundamento das análises teóricas. No processo de condução metodológica da pesquisa empreendida optou-se pela abordagem qualitativa, com viés metodológico da pesquisa participante. A produção do referido estudo se construiu a partir do diálogo com variadas fontes bibliográficas e documentais, além da utilização dos recursos de coletada de dados tais como: entrevistas, questionários e formulários. As reflexões apresentadas apontam que a fragilidade da participação docente, em certa medida, implicou a autonomia universitária, não aquela apresentada na letra da lei, mas autonomia construída pela participação no espaço público, na construção do diálogo, do desentendimento e pelo vencimento do discurso do consenso estabelecido pela política policial da anulação da fala dos sujeitos dentro do espaço democrático. As aproximações teóricas presentes no texto estão marcadas pela utopia e paixão em defesa da Universidade Pública, nesse sentido há de se reconhecer que a universidade não se modifica sozinha em uma via de mão única, pelo contrário, ela tem se modificado pelas contingências históricas que determinam seus rumos, acreditando nessa capacidade de se modificar-se constantemente e que espera-se que a “Era das PPPs” seja enfrentada e transformada com bom senso, trabalho coletivo, ética e, principalmente, com ação política propositiva e transformadora.pt_BR
dc.title.enThe relationships of public-private partnership: the experience of Campus Maraba with Companhia Valept_BR
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