Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202
Tipo: | TCC |
Título : | Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais |
Autor : | Furtado, Maria Tatiane Liberato |
Tutor: | Cavalcante, Lídia Eugênia |
Palabras clave : | Brinquedoteca;Educação especial;Jogo;Toy library;Special Education;Game |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | Furtado, M. T. L.; Cavalcante, L. E. (2018) |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho presenta as brinquedotecas e a importância do brincar no crescimento das crianças. Tem como principal objetivo investigar quais são as contribuições das brinquedotecas para o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. O estudo em questão está inserido no método qualitativo, cujo o lócus se deu em dois lugares: brinquedoteca do IEFES, da Universidade Federal do Ceará e biblioteca pública do Condado de Harford, nos Estados Unidos. O procedimento metodológico foi constituído a partir de entrevistas realizadas com os diretores de ambos os projetos, funcionários e pais das crianças. As análises dos dados revelaram que as brinquedotecas, apesar de ainda enfrentarem dificuldades como a falta de recursos, são espaços de transformação, onde as crianças aprimoram o lado social, motriz, cognitivo, pedagógico e cultural. E, sendo a falta de inclusão na sociedade uma queixa recorrente dos pais, crianças portadoras de necessidades especiais podem finalmente encontrá-la nesse espaço dedicado ao brincar. Conclui-se que a brinquedoteca desenvolve a imaginação da criança, a atenção e o partilhar; amplia as experiências; estabelece uma relação entre o mundo da fantasia e a realidade, dentre outros tipos de inclusão e que esse sendo um espaço de exploração e conhecimento pode ser mais um lugar de atuação para o profissional bibliotecário. |
Abstract: | This paper presents the toylibraries and the importance of playing for children development and has as the main objective to investigate if there are and what are the contributions of toys for the development of children with special needs. The study in question is inserted in the qualitative method, where the locus of the research was based in two places, Federal University of Ceara IEFES Toy Library and Harford County Public Library, in the United States. The methodological procedure was constituted from interviews with the directors of both projects, employees and parents. The analysis revealed that toy libraries, although still facing difficulties such as lack of resources, are spaces of transformation, where children improve their social, motor, cognitive, pedagogic and cultural side. And being the lack of inclusion in society and a recurring complaint of parents, children with special needs can finally find it in this space dedicated to play. We could conclude that the toy library develops the child's imagination, attention, sharing, expanding experiences, establishing a relationship between the fantasy world and reality, among others, and that being a space of exploration and knowledge can be another place of work for the librarian professional. |
Descripción : | FURTADO, Maria Tatiane Liberato. Contribuição da brinquedoteca no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. 2018. 78f. - Monografia - Universidade Federal do Ceará, Graduação do curso de Biblioteconomia, Fortaleza, 2018 |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35202 |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_mtlfurtado.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.