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Tipo: Dissertação
Título: Políticas de formação de professores pós-1990 e os fundamentos da produção de conhecimento na contemporaneidade
Autor(es): Freire, Perla Almeida Rodrigues
Orientador: Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Trabalho;Formação de Professores;Produção de Conhecimento;Knowledge Production;Teacher training
Data do documento: 2017
Citação: Freire, P. A. R.; Zientarski, C. (2017)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de análise da relação entre as políticas de formação de professores e os fundamentos da produção de conhecimento. De natureza bibliográfica e documental, a investigação objetiva compreender as mediações teóricas e históricas dessas duas categorias. Nesse sentido, intenta-se submeter às políticas de formação docente e seus princípios norteadores, assim como suas teorias do conhecimento subjacentes, ao crivo do materialismo histórico-dialético e da filosofia da práxis, mormente em Marx, numa perspectiva ontológica. Tal esforço permite maior compreensão da lógica que rege as políticas de formação docente e a identificação dos limites e possibilidades dessa categoria com vistas a contribuir para uma práxis educativa transformadora. Conclui que a formação inicial de professores no contexto atual atende às prerrogativas dos organismos internacionais e à valorização do capital, expressando-se frágil teórica e cientificamente.
Abstract: This paper presents a proposal to analyze the relationship between teacher education policies and the fundamentals of knowledge production. Of bibliographic and documentary nature, the research aims to understand the theoretical and historical mediations of these two categories. In this sense, it is tried to submit to the policies of teacher training and its guiding principles, as well as its underlying theories of knowledge, to the sieve of historical-dialectical materialism and the philosophy of praxis, especially in Marx, in an ontological perspective. This effort allows a better understanding of the logic that governs teacher education policies and the identification of the limits and possibilities of this category with a view to contributing to a transformative educational praxis. It concludes that the initial formation of teachers in the current context attends to the prerogatives of international organizations and to the valorisation of capital, expressing itself fragile theoretically and scientifically.
Descrição: FREIRE, Perla Almeida Rodrigues. Políticas de formação de professores pós-1990 e os fundamentos da produção de conhecimento na contemporaneidade. 2017. 138f.- Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35180
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