Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3514
Tipo: Dissertação
Título : Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: footings e preservação de faces em e-fóruns educacionais
Título en inglés: Interaction of learning in virtual fnvironments: footings and preservation of faces in e-education forums
Autor : Pereira, Eliúde Costa
Tutor: Araújo, Júlio César Rosa de
Palabras clave : Lingüística, Letras e Artes;Fórum de Educação a Distância - análise do Discurso;Gêneros Literários - Análise do Discurso;Interação Homem-Máquina;Interação Lingüística;Produção do Conhecimento;Análise de Interação em Educação
Fecha de publicación : 2009
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : Pereira, E.C.; Araújo, J. C. R. (2009)
Resumen en portugués brasileño: Nesta dissertação, realizamos um estudo sobre footings e estratégias de preservação de faces, em interação desenvolvida em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio do uso do gênero digital e-fórum educacional. Se por um lado, esse contexto propicia a aproximação entre os diversos sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento em EaD, por outro, complexifica esse universo interacional, seja pela quantidade de sujeitos envolvidos, seja por envolver relações humanas mediadas por computador, portanto, sem a presença física dos interactantes. Deste modo, visando a uma compreensão desse processo interacional efetivado no AVA, bem como dos impactos disso na construção do conhecimento, procedemos a uma investigação sobre os alinhamentos e as estratégias de preservação de faces mobilizados pelos sujeitos envolvidos nesse tipo de interação. Para tanto, selecionamos oito sequências discursivas, resultantes de interações realizadas por meio do gênero e-fórum educacional, efetivadas durante a ministração das disciplinas Administração Pública e Matemática Financeira, no curso de graduação em Administração, ofertado pela Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA). A pesquisa foi embasada nos estudos de Goffman (2002) sobre footing, no modelo de polidez como estratégia de preservação de faces, desenvolvido por Brown; Levinson (1987), conforme descrito por Kerbrat-Orecchioni (2006) e na concepção dialógica da linguagem, defendida por Bakhtin (2003). Os resultados das investigações indicam que os footings e as estratégias de preservação de faces mobilizados nos e-fóruns analisados: a) caracterizam-se pelo respeito aos papéis sociais e discursivos dos interactantes; b) favorecem a aproximação entre os diversos segmentos de sujeitos envolvidos no processo interacional: mediadores versus alunos e vice-versa, alunos versus alunos; c) propiciam a construção colaborativa do conhecimento. Considerando esses resultados, podemos concluir que o uso do e-fórum educacional dinamiza o processo de construção do conhecimento em EaD virtual.
Abstract: In this dissertation we study interaction in electronic forums of Virtual Learning Environments (VLE). In other words, we study the interaction in online teaching-learning environments that integrate the virtual distance education modality (ODE). The objective is to understand the impacts of the virtual interaction on the construction of knowledge, based on alignments and strategies of faces preservation mobilized by the subjects in this process. For this task, we use the concept of footing (GOFFMAN, 2002), Brown and Levinson’s universal model of politeness and its strategies of faces preservation (apud KERBRAT-ORECCHIONI, 2006) and the dialogical conception of language (BAKHTIN, 2003). Data were organized from 08 (eight) discursive sequences extracted from the interaction in electronic forums used during the disciplines Public Administration and Financial Mathematic in the Administration Course from the Maranhão Virtual University (UNIVIMA). The results show, first, that the footings and the strategies of faces preservation mobilized by the subjects are characterized by the respect to the social and discursive roles of the interactants. Secondly, they help to interaction students to students, students to tutors and vice versa. Finally, we observe they favor the collaborative construction of knowledge and, consequently, the distance teaching-learning process.
Descripción : PEREIRA, Eliúde Costa. Interação em ambientes virtuais de aprendizagem: footings e preservação de faces em e-fóruns educacionais. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza-CE, 2009.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3514
Aparece en las colecciones: PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_dis_ecpereira.pdf2,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.