Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35033
Tipo: TCC
Título : Competência em informação dos bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará: uma análise dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia
Autor : Silva, Andreza Conceição da
Tutor: Farias, Maria Giovanna Guedes
Palabras clave : Competência em informação;Iniciação científica;Pesquisa científica
Fecha de publicación : 2018
Citación : Silva, A. C.; Farias, M. G. G. (2018)
Resumen en portugués brasileño: Apresenta os resultados do estudo acerca da competência em informação dos bolsistas de Iniciação Científica dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo básico da pesquisa se configura em analisar as competências em informação dos bolsistas de Iniciação Científica (Pibic) dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia da UFC, a fim de verificar como essas competências influenciam a execução das atividades de pesquisa. A investigação realizada se caracteriza como de cunho exploratório e está pautada nos pressupostos metodológicos da abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados utilizou-se o questionário, o mesmo foi enviado por e-mail aos professores orientadores que direcionaram o formulário a seus respectivos bolsistas. Os dados coletados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo com estabelecimento de categorias. Os resultados demonstraram que os bolsistas de Iniciação Científica possuem competências em informação para buscar, acessar, avaliar e usar a informação, isso lhes permite desempenhar com eficácia as atividades de pesquisa, atuando de maneira adequada e pertinente nos projetos em que estão inseridos. Conclui-se que os bolsistas de Iniciação Científica possuem as competências necessárias para atuar nas atividades de pesquisa de modo que são capazes de mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes para solucionar problemas informacionais e tomar decisões.
Abstract: Presents results of a study about the informational competency of scholarship holders from the Scientific Initiation program at the Library Science and Psychology courses of the Federal University of Ceará. The primary objective of the research is set upon analyzing the informational competency of scholarship holders of Scientific Initiation from the courses of Library Science and Psychology from the University, in order to verify how those competences influence the execution of research activities. The investigation that was carried out was characterized as exploratory in nature and is based on methods of qualitative approach. For data collecting it was used a questionnaire, which was sent via e-mail to the teachers who advise those students, who then sent them to the scholarship holders. The collected data were analyzed by means of content analysis technique with the establishment of categories. The results show that the scholarship holders of Scientific Initiation do possess informational competency skills to search, access, evaluate and use information, which allows them to perform their research activities with more accuracy, acting in an appropriate manner that goes along with the projects in which they are inserted in. Concludes that the Scientific Initiation scholarship holders possess the competences needed to act in activities of research in a way that is capable to mobilize knowledge, skills and attitudes to solve informational problems and to take decisions.
Descripción : SILVA, Andreza Conceição da. Competência em informação dos bolsistas de iniciação científica da Universidade Federal do Ceará: uma análise dos cursos de Biblioteconomia e Psicologia. 2018. 108f. - TCC (Monografia) - Universidade Federal do Ceará, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35033
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_acsilva.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.