Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35029
Type: TCC
Title: O jogo de trilha do percurso para aprendizagem dos primeiros socorros durante aulas de educação física escolar
Authors: Soares, Renata Kelly da Silva
Advisor: Lima, Antonio Barroso de
Keywords: Socorros de urgência;recurso pedagógico;jogos para aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: SOARES, Renata Kelly da Silva. O jogo de trilha do percurso para aprendizagem dos primeiros socorros durante aulas de educação física escolar. 2018. 53 f. Monografia (Graduação em Educação Física). Instituto de Educação Física e Esportes, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Nas aulas de educação física, nos quais se trabalha dentro da perspectiva da cultura corporal de movimento, o tema Socorros de urgência se torna indispensável uma vez que o objetivo é fazer com que o aluno tenha autonomia para gerenciar suas atividades corporais fora da escola e isso inclui administrar sua própria segurança e a dos que estão em sua volta. O objetivo desse trabalho é elaborar e testar o jogo de trilha do percurso como ferramenta auxiliar na aprendizagem dos primeiros socorros a fim de trabalhar teoria e prática em um só momento de uma maneira descontraída permitindo que o aluno exercite o que aprendeu em sala de aula melhorando seu desempenho na avaliação. Para realização da pesquisa foi utilizado uma abordagem quantitativa por meio de uma pesquisa quase-experimental. Foram ministradas aulas sobre primeiros socorros a alunos do 9° ano em uma escola pública de ensino fundamental da cidade de Fortaleza-CE e utilizou-se o jogo de trilha e texto de resumo como recurso de revisão dos conteúdos da unidade didática primeiros socorros, as amostras eram compostas por 48 alunos com idade entre 14 e 18 anos de ambos os gêneros divididos em duas turmas. Após a análise dos dados, os resultados apontaram que o jogo de trilha é um recurso válido para a aprendizagem dos primeiros socorros, além disso, foi observada a possibilidade de aplicação do jogo como método de avaliação.
Abstract: In physical education classes, in which one works from the perspective of the body culture of movement, the theme of Emergency Relief becomes indispensable since the objective is to make the student have autonomy to manage their corporal activities outside of school and this includes managing your own safety and that of those around you. The objective of this work is to elaborate and test the track game of the course as an auxiliary tool in learning the first aid in order to work theory and practice in a single moment in a relaxed way allowing the student to exercise what he has learned in the classroom improving evaluation. For the accomplishment of the research a quantitative approach was used by means of a quasi-experimental research. First-aid classes were given to students of the 9th grade in a public elementary school in the city of Fortaleza-CE and the trail game and abstract text were used as a resource for reviewing the contents of the first aid unit, samples were composed of 48 students aged 14 to 18 years of both genders divided into two classes. After analyzing the data, the results indicated that the game of track is a valid resource for learning first aid, in addition, it was observed the possibility of applying the game as an evaluation method
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35029
Appears in Collections:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_rkssoares.pdf988,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.