Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35017
Type: | Dissertação |
Title: | O estágio do Curso Técnico de Regência em Sobral: entradas, cortes e ações em educação |
Authors: | Sousa, Cristian Marques de |
Advisor: | Costa, Marco Túlio Ferreira da |
Keywords: | Curso Técnico em Regência;Ensino médio;Educador musical;High school;Musical educator |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | SOUSA, Cristian Marques de. O estágio do curso técnico de regência em Sobral: entradas, cortes e ações em educação. 2018. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho investigou o Estágio Curricular Obrigatório do Curso Técnico em Regência localizado na cidade deSobral, objetivandoinvestigar se existiramoportunidades formativasna área de educação musical para os estudantes deste cursovislumbradas a partir de tal período. Este cursoé uma das modalidades formativas pertencentes às Escolas Estaduais de Educação Profissional -EEEP no Estado do Ceará, sendo ofertado (até 2017) em dois polos: na Escola Governador Virgílio Távora (Crato) e na Escola Lysia Pimentel Gomes (Sobral), visandoa formação de profissionais técnicos de nível médio na área de música com atuação através da liderança e formação de grupos musicais. A formação em Regênciaocorre em concomitância com o Ensino Médio em regime integrado possuindo três anos de duração. No ultimo semestre do curso, cada estudante deve cumprir umadeterminadacarga horária de Estágio Curricular propondo desta forma um contato pratico com sua área de formação, objetivando também que osegressos tenham uma melhor preparação para o ingresso no mundo do trabalho.Escolhemos como público-alvo observar os estudantes da segunda turma do curso (2015 –2017), durante sua atuaçãona disciplina deEstágio Curricular Obrigatório no segundo semestre de 2017. Metodologicamente utilizamos a pesquisa Qualitativa, sobo design de estudo de casotendo como instrumentos de coleta de dados: os Relatórios Finais de Estágioproduzidos por cada estagiário durante este período,um questionário produzido pelo autor e nossas observações em campo. Dialogamnesta pesquisaos autores Sergio Figueiredoe Sérgio Deslandes Souza, a partir de suas considerações sobre aformação do regente e sua visão como educador musical, e também oautorProfessorJoão Emanoel Benvenuto, através de suas contribuições e análises a respeito do período de Estágio Curricular,articulando tais conceitos para iluminar nossa pesquisa.Como resultado desta pesquisa, apontamos queeste curso soma-se ao contexto local no que tange as estratégias de ensino de música podendo prover ao estudante alguns ganhos como: conhecimento formal; possibilidade de prosseguimento nos estudos; a inclusão no mundo trabalho a partir de talárea; possibilidade de aprendizado empreendedor a partir da arte, favorecendoo campo de ensino da música em Sobral e cidades vizinhas. |
Abstract: | The present work investigated the Mandatory Curricular Internship of the Technical Course in Regency located in the city of Sobral, aiming to investigate if there were formative opportunities in the area of music education for the students of this courseenvisaged from that period. This course is one of the formative modalities belonging to the State Schools of Professional Education (EEEP) in the State of Ceará, being offered (until 2017) in twopoles: at the Governador VirgilioTávoraSchool (Crato) andat the Lysia Pimentel Gomes School (Sobral), aiming at the training of technical professionals of medium level in the area of music with acting through the leadership and formation of musical groups. The training in Regency occurs in concomitance with the High School in an integrated regime having three years of duration. In the last semester of the course, each student must fulfill a certain timetable of Curricular Internship, thus proposing a practical contact with their area of training, aiming alsothat the graduates have a better preparation for entering the world of work. We chose as audience to observe the students of the second class of the course (2015-2017), during their performance in the subject of Compulsory Curricular Internship in the second semester of 2017. Methodologically we use Qualitative research, under the case study design having as instruments of data collection: the Final Reports of Internship produced by each trainee during this period, a questionnaire produced by the author and our observations in the field. The authors Sergio Figueiredo and Sérgio Deslandes Souza, based on their considerations on the formation of the conductor and his vision as a musical educator, andalso the author Professor João Emanoel Benvenuto, through their contributions and analyzes regarding the period of Internship Curricular, articulating such concepts to illuminate our research. As a result of this research, we point out that this course joins the local context regarding music teaching strategies, providing the student with some gains such as: formal knowledge; possibility of continuing the studies; inclusion in the world work from such area; possibility of entrepreneurial learning from art,favoring the field of music teaching in Sobral and neighboring cities |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35017 |
Appears in Collections: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_cmdsousa.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.