Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35006
Type: TCC
Title: Modelo de otimização de aulas com pesquisa e dashboard de acompanhamento integrado via power bi
Authors: Barros Filho, José Antonio de
Advisor: Câmara, Raphael Amaral da
Keywords: Feedback;Pesquisa Institucional;BI;Power BI;Otimização;Integração;Aula;Docente;Discente
Issue Date: 2017
Citation: BARROS FILHO, José Antonio de. Modelo de otimização de aulas com pesquisa e dashboard de acompanhamento integrado via power bi. 2017. 82 f. Monografia (Graduação em Engenharia Elétrica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, 2017.
Abstract in Brazilian Portuguese: O projeto desenvolvido com esse trabalho foi a criação de uma plataforma de interação entre docentes e discentes que resultou de uma pesquisa, respondida no final de cada aula, de cada disciplina, através da plataforma google forms. A pesquisa foi integrada ao servidor online da plataforma power bi com atualização em tempo real e que gerou um painel de análise e promoveu otimizações nas disciplinas, aumentando o aprendizado, a motivação dos alunos e melhorar o desenvolvimento das disciplinas. Foram utilizadas pesquisas de satisfação do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) para atestar a necessidade do devido canal de interação. A partir das análises feitas sob os dados citados, foi criada uma a pesquisa que alimenta a base de dados do painel de análise. A plataforma, denominada “feedback”, também se mostrou uma possibilidade factível para redução na evasão do curso de engenharia elétrica da UFC (Universidade Federal do Ceará).
Abstract: The project developed with this work was the creation of a platform of interaction between professors and students that culminates from a survey, answered at the end of each class, of each discipline, through the platform google forms. The research is integrated with the online server of the microsoft company platform power bi, with real-time updating and that generates an analysis panel from which it is possible to analyze and generate optimizations in the disciplines, thus, increasing the learning and motivation of the students, besides improving the development of the disciplines. Satisfaction surveys of the DEE (Department of Electrical Engineering) and INEP (National Institute of Studies and Research) data were used to attest to the need for the proper interaction channel. From the analyzes made under the mentioned data, a survey was created that feeds the database of the dashboard. The platform, called "feedback", was also a feasible possibility to reduce the avoidance of the UFC (Federal University of Ceará) electrical engineering course.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35006
Appears in Collections:ENGENHARIA ELÉTRICA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tcc_jabarrosfilho-2.pdf3,73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.